60 ANOS ZAHAR NA CASA
FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE, UMA INTRODUÇÃO


MARCO ANTONIO COUTINHO JORGE

26 de outubro - Quinta-feira - das 17h às 19h

Freud adiou a escrita de seus célebres artigos sobre a técnica por alguns anos, durante os quais a experiência clínica lhe permitiu construir o método psicanalítico e conceber a finalidade da psicanálise. Dando ênfase a esse período da obra freudiana em suas dimensões teóricas e políticas, o psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge, no terceiro volume de sua obra Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, situa o “ciclo da técnica” na sequência rigorosa dos ciclos do inconsciente e da fantasia, abordados nos dois volumes anteriores.

Nesse encontro do ciclo 60 ANOS ZAHAR NA CASA, a CASA DO SABER RIO e a editora ZAHAR recebem Marco Antonio para apresentar os principais conceitos clínicos freudianos – transferência, resistência, repetição, elaboração, entre outros – em toda a densidade que adquirem com a grande renovação empreendida por Lacan. Para isso, além da teoria e de exemplos de consultório, recorre à observação de elementos do cotidiano tão variados quanto filmes, literatura e música pop, dando vida aos pontos fortes que constituem a prática analítica.

*Os inscritos receberão de presente exemplares de livros dos autores e temas abordados ao longo do ciclo.

PARCERIA:

    ​            

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 80,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • MARCO ANTONIO COUTINHO JORGE

    Professor do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da UERJ, diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise, correspondente da Association Insistance (Paris/Bruxelas), além de diretor da coleção Transmissão da Psicanálise que, em 2017, completa 30 anos na editora Zahar.

INSCREVA-SE AQUI