A ARQUITETURA DA DINASTIA BERNARDES


Fernando Serapião, João Pedro Backheuser, José Luiz Canal, Miguel Pinto Guimarães, Nirlando Beirão

De 10 a 24 de março - Terças-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Sergio, Claudio e Thiago Bernardes são membros de uma dinastia sui generis na arquitetura brasileira. O avô, Sergio, ganhou destaque por seus inúmeros projetos de casa que aliavam a simplicidade carioca e o luxo. O pai, Claudio, junto com Paulo Jacobsen, resgatou, nos anos 80, a tradição arquitetônica nacional, reformulando a casa brasileira ao utilizar elementos da oca indígena, do estilo colonial português e dos preceitos modernistas. O neto, Thiago, segue pela mesma trilha de criatividade de seus antecessores na arquitetura, tendo, ainda, escrito o roteiro de um documentário sobre a vida de Sergio. Somados, os integrantes do clã Bernardes desenvolveram cerca de mil projetos arquitetônicos, com destaque para o Pavilhão de São Cristóvão e o MAR – Museu de Arte do Rio, ambos no Rio de Janeiro, além do mastro da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A CASA DO SABER RIO O GLOBO convida o arquiteto Miguel Pinto Guimarães, que conviveu com as três gerações da família Bernardes, para uma série de conversas com experts sobre o legado dessa dinastia e as alterações que ela provocou no jeito carioca de morar.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 10 MAR | SERGIO BERNARDES
    JOÃO PEDRO BACKHEUSER E MIGUEL PINTO GUIMARÃES


  • 17 MAR | CLAUDIO BERNARDES
    FERNANDO SERAPIÃO, NIRLANDO BEIRÃO E MIGUEL PINTO GUIMARÃES


  • 24 MAR | THIAGO BERNARDES
    JOSÉ LUIZ CANAL E MIGUEL PINTO GUIMARÃES


ministrado por


  • Fernando Serapião

    Editor da revista Monolito, especializada em arquitetura. Foi editor executivo da Projeto Design. Colaborador da revista Piauí e do jornal Folha de S.Paulo. Membro da Associação Paulista de Críticos de Arte e autor de diversos livros, entre eles São Paulo: guia de arquitetura contemporânea, possui centenas de ensaios publicados sobre arquitetura.

  • João Pedro Backheuser

    Arquiteto e urbanista, membro do Conselho Deliberativo do Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Rio de Janeiro. Mestre em Arquitetura pela Universidade de Columbia (EUA), possui especialização em Arquitetura Brasileira pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco. Foi professor de Projeto de Arquitetura na Universidade Santa Úrsula.

  • José Luiz Canal

    Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica Catalunya. É professor adjunto da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, coordenador do projeto do museu da Fundação Iberê Camargo, consultor de projetos especiais e obras civis do Grupo Gerdau, coordenador do projeto do Instituto Moreira Salles (SP). Nos últimos dez anos, assinou vários projetos junto a Thiago Bernardes, como o Museu de Arte do Rio (MAR), o Doha Beach House, no Catar, entre outros.

  • Miguel Pinto Guimarães

    Formou-se em Arquitetura pela UFRJ. Abriu seu próprio escritório com Thiago Bernardes aos 18 anos. Assumiram o escritório de Claudio Bernardes, renomeado Bernardes Jacobsen Guimarães. Em 2003, deixou a sociedade e abriu a Miguel Pinto Guimarães – Arquitetos Associados, tendo realizado mais de 400 projetos por todo o país e no exterior

  • Nirlando Beirão

    Jornalista e escritor. Foi editor de Política da revista Veja, editor de Cultura da IstoÉ, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, editor da Playboy e diretor de redação da revista Caras. É editor da seção QI da revista CartaCapital e autor da biografia Claudio Bernardes: arquitetura.