A ARTE DE LIDAR COM AS EMOÇÕES


Renato M. Caminha, Ricardo Krause

De 05 a 12 de abril - Quintas-feiras - das 17h às 19h - 2 encontros

A emoção é frequentemente colocada em oposição à razão e por isso considerada péssima conselheira. Curiosamente, Charles Darwin reconhecia nas emoções um aliado imprescindível para a evolução. O homem social interage, e aqueles que conseguem reconhecer suas emoções e usá-las a seu favor no inevitável processo de convivência, cada vez mais complexo, levam vantagem.

 

O psicólogo Daniel Goleman baseia-se nessa dinâmica para desenvolver o conceito de Inteligência Emocional, popularizado por ele em 1986 e que até hoje mantém-se relevante. A proposta desse curso é conhecer e explorar as ferramentas práticas dessa eficaz maneira de interagir que envolve o conhecimento de si mesmo e dos outros.

 

Entre os temas abordados estão as bases inatas das emoções, a socialização, o desenvolvimento da empatia e os impactos de sua redução na sociedade, a regulação emocional como alicerce para a saúde mental e a harmonia social, o primata colaborativo X o primata agressivo, as origens da xenofobia, da agressão, do bullying e de outros comportamentos corrosivos. Também serão discutidos programas preventivos de educação socioemocional: é possível domar a nossa biologia?

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 ABR | EMOÇÃO X RAZÃO: UMA FALSA OPOSIÇÃO

    RENATO M. CAMINHA E RICARDO KRAUSE


  • 12 ABR | COMO USAR AS EMOÇÕES A NOSSO FAVOR

    RICARDO KRAUSE


ministrado por


  • Renato M. Caminha

    Psicólogo. Mestre em Psicologia pela PUC-RS e doutorando na mesma disciplina pela Universidade do Algarve (Portugal). Docente na área de terapias cognitivas com ênfase em emoções, regulação emocional, empatia, resiliência e saúde mental. Professor convidado no Master em Psicopatologia da Infância e Adolescência da Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha). Criador do protocolo TRI clínico e preventivo de regulação emocional e desenvolvimento de empatia e autor de diversas obras referência na área da infância e terapias cognitivas.

  • Ricardo Krause

    Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) nacional e do Rio de Janeiro.