A ASTRONOMIA DO ZODÍACO – DIFERENTES OLHARES PARA O CÉU


Walmir Cardoso

De 14 a 28 de setembro - Sextas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

As constelações zodiacais podem ser observadas no céu tanto quanto outras constelações. Mas por que elas se tornaram mais conhecidas do que, por exemplo, a de Vulpecula (Raposa) e a de Camelopardalis (Girafa)? Que tipo de fascínio o Zodíaco produziu na história do Ocidente e de parte do Oriente? Qual a natureza das críticas científicas ao Zodíaco e à astrologia, que se serve dessas constelações e dos planetas para realizar uma leitura simbólica do mundo?

O Zodíaco não existe em todas as culturas. Como é o céu para povos diversos e como eles olham e olharam esse céu? O céu dos indígenas, dos gregos antigos, dos aborígenes australianos e dos povos originários do Japão tem características próprias. Contudo, todos esses povos criaram valores e estruturas complexas, partilhadas socialmente, tendo como ponto de partida as múltiplas interpretações acerca do céu.

Nesse curso apresentaremos o modo como diversas culturas lidam com estrelas, planetas, sol, nebulosas, meteoros e outros eventos astronômicos, além de buscar entender como os diversos modelos cosmológicos foram criados.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 14 SET | O ZODÍACO E SUAS CONSTELAÇÕES com Walmir Cardoso

    Equinócios e solstícios. A precessão e as mudanças de referência. Como era e como é o Zodíaco nos tempos atuais. Por que a astrologia continua tão popular, mesmo sendo atacada ao longo de uma parte significativa da história no Ocidente?


  • 21 SET | OS DEUSES PLANETAS E SEUS MOVIMENTOS com Walmir Cardoso

    Os planetas definiram o Zodíaco e também as investigações sobre a noção de Sistema Solar. O conceito de Sistema Solar nasceu depois do de Zodíaco. Como essas ideias conversam? Elas conversam? Convergem?


  • 28 SET | OUTROS CÉUS E OUTRAS CULTURAS com Walmir Cardoso

    Muito além do Zodíaco existem culturas que usam o céu como parte de suas explicações cosmogônicas – a astronomia cultural. Com o Zodíaco não é diferente. Existe Zodíaco para outras culturas?


ministrado por


  • Walmir Cardoso

    Graduado em Física pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência pela Unicamp. Doutor em Educação Matemática e mestre em História da Ciência pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Física. Gerente de Conteúdo da TV Escola do MEC e membro da Diretoria da Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC).