A BELEZA E A FEIURA NA HISTÓRIA DA ARTE


Hélio Márcio Dias Ferreira

De 22 de janeiro a 05 de fevereiro - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Este curso pretende oferecer uma análise do percurso da história da arte tendo como base os livros História da beleza e História da feiura, ambos do italiano Umberto Eco. Em suas páginas, o escritor apresenta um panorama do assunto através dos tempos e de suas diferentes contextualizações em culturas e épocas diversas. O que de fato será o conceito de beleza e de feiura? A história da arte tratou de dar diferentes abordagens ao tema, mas somente na modernidade houve uma “reconciliação” entre as duas ideias. Muito poderá ser discutido e apresentado em aulas fartamente ilustradas por imagens.*

*Dado o extenso programa do curso, o professor poderá fazer pequenas alterações no andamento das aulas, de acordo com as necessidades do próprio curso e conforme a aquiescência dos alunos.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 390,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 22 JAN | BELEZA E FEIURA NA ANTIGUIDADE, NA IDADE MÉDIA E NO INÍCIO DO RENASCIMENTO

    A arte e o divino, beleza e poder. Feiura como arma de instauração do medo e uma nova estética que utilizava a matemática e a geometria como instrumentos de constituição do que parecia ser belo.


  • 29 JAN | BELEZA E FEIURA NO BARROCO E NOS PRIMEIROS MOMENTOS DO SÉCULO XIX

    A possibilidade de uma discussão maior desse universo. A divisão do Cristianismo e duas possibilidades de interpretação das faces de um mesmo deus. O início da era das máquinas e a transformação do conceito de beleza e formosura.


  • 05 FEV | BELEZA E FEIURA NO FIM DO SÉCULO XIX, DURANTE A ARTE MODERNA E NA PÓS-MODERNIDADE

    A liberdade proposta pela modernidade: o estranho, o medonho, o inusitado, agora vistos como possibilidades de beleza. O século das grandes guerras e de novos conceitos. A arte contemporânea e a amplitude infinita do confronto entre as ideias do belo e do feio.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Uni-Rio, mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne, França. É autor de livros de arte como Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto.

INSCREVA-SE AQUI