A DÁDIVA – AFETOS, IDENTIDADES E TROCAS MATERIAIS


Maria Claudia Coelho

De 24 de março a 14 de abril - Terças-feiras - das 20h às 22h - 4 encontros

As trocas de presentes, embora comuns em nosso cotidiano, não costumam ocupar muito espaço em nosso pensamento. Diante da “seriedade” de tantos outros assuntos (a violência, a política, a economia etc.), pensar sobre os presentes que trocamos pode parecer irrelevante. Entretanto, as teorias da dádiva perpassam toda a história da antropologia, desde seus fundadores até hoje. Tanta atenção pode ser explicada pela relação existente entre quem somos e o que damos/recebemos: quando dizemos que “um presente é a sua cara” não estamos falando da forma como vemos o outro, ou seja, de sua identidade?

E quando dizemos “o que vale é a intenção” não estamos nos referindo às emoções que embutimos nos objetos? E mais: será que devemos limitar a dádiva às trocas entre pessoas ou podemos pensar em “alargar” seu raio de alcance, incluindo aí os sistemas de cooperação internacional e as reparações exigidas/demandadas no âmbito político? Esse curso pretende explorar a riqueza das teorias da dádiva para pensar as diversas formas de “troca” que organizam, em sua maior parte de maneira irrefletida, tantos fenômenos do nosso cotidiano.

   

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 24 MAR | A DÁDIVA NAS SOCIEDADES TRIBAIS
    Liberdade e obrigação na reciprocidade. O imperativo da troca e a criação da sociedade.


  • 31 MAR | A DÁDIVA NAS SOCIEDADES COMPLEXAS
    Os objetos e a construção de identidades. Trocas materiais e emoções.


  • 07 ABR | A FESTA E A GUERRA
    Trocas, alianças e rivalidades. A dádiva e a violência.


  • 14 ABR | AS FORMAS DA TROCA: DÁDIVA, MERCADO E ESTADO
    Os usos contemporâneos das teorias da dádiva: novos objetos


ministrado por


  • Maria Claudia Coelho

    Professora do Departamento de Ciências Sociais da Uerj. Autora dos livros O valor das intenções – Dádiva, emoção e identidade e A experiência da fama – Individualismo e comunicação de massa; coautora de Antropologia das emoções; e co-organizadora da coletânea Cultura e sentimentos – Ensaios em antropologia das emoções. Organizou, apresentou e traduziu o volume Estudos sobre interação – Textos escolhidos.