A DEFESA DE SÓCRATES: A FILOSOFIA NO TRIBUNAL


Ana Flaksman

De 14 a 28 de setembro - Sextas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Jean-François-Pierre Peyron - The Death of Socrates

A Apologia de Sócrates é um diálogo platônico em que Sócrates se defende no tribunal durante o julgamento que resulta em sua condenação à morte. O objetivo do curso é apresentar e discutir o texto desse diálogo, dando ênfase a algumas das muitas questões instigantes que nele são abordadas. Entre elas estão as que perguntam pela relação entre a filosofia e a retórica; pelo vínculo entre o saber e o reconhecimento da ignorância; pela relação entre “ser bom” e “viver bem”; e pelos propósitos tanto do personagem Sócrates quanto do autor Platão.

Valor R$ 300,00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 14 SET | AS PRIMEIRAS ACUSAÇÕES CONTRA SÓCRATES

    Noções gerais sobre a obra de Platão, contextualizando, nela, a Apologia de Sócrates. Introdução ao “problema socrático”. O proêmio da Apologia e a relação entre filosofia e retórica. As antigas acusações contra Sócrates. O oráculo de Delfos e a afirmação de que ninguém é mais sábio que Sócrates.


  • 21 SET | A MISSÃO FILOSÓFICA

    Sócrates e a investigação do que diz o oráculo. A descoberta do “saber que nada sabe”. A missão filosófica acima do medo de se fazer odiar. O cuidado da alma, a virtude e os bens humanos.


  • 28 SET | A MORTE OU A VILANIA?

    As acusações recentes: Sócrates questiona seu acusador. A relação de Sócrates com a morte e com a atuação política. A “pena” que Sócrates propõe para si. O discurso de Sócrates aos que o condenaram e aos que o absolveram.


ministrado por


  • Ana Flaksman

    Mestre e doutora em Filosofia pela PUC-Rio. Professora adjunta da Faculdade de Filosofia da Uni-Rio.