A evolução da voz cantada

Do Renascimento ao teatro musical moderno

Aleksandr Zykov - Monteverdi L'orfeo

Início: 05 MAI 2017 - SEX, 19H30

O objetivo desse curso é acompanhar a evolução do canto, desde os primórdios do dito belcanto até o belting do teatro musical moderno, identificando as sonoridades vocais em cada período histórico e as diferentes ressonâncias surgidas através dos anos. Serão apresentadas as características que diferenciam vocalmente uma música do século XVII de uma do século XIX, para que se entenda o som vocal da música erudita. Por meio dos diferentes tipos de canto referentes aos vários estilos de época, será mostrado um novo ponto de vista sobre uma certa música e o estilo musical a partir do fraseado vocal. Alguns exemplos serão dados ao vivo, com piano elétrico e voz.

informações e inscrições


DATA E INÍCIO
05 Maio - Sexta-feira, 19H30

HORÁRIO
19h30

DURAÇÃO
3 encontros ( 05/05 , 12/05 , 19/05 )

VALOR
R$ 330,00

 

As inscrições podem ser feitas através do telefone
2227-2237 de segunda a sexta das 11 às 20 horas

INSCRIÇÃO ONLINE
Faça sua inscrição agora mesmo

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso.

Acesso somente com a senha do curso.

ministrado por


  • BRENO PESSURNO

    Ator, cantor e diretor teatral. Graduado em Música/Canto pela UFRJ e formado em teatro pelo Tablado. Professor de técnicas de canto profissional. Dirigiu óperas e musicais, entre eles Tosca (1998) e Butterfly (1999), de Giacomo Puccini, e L’elisir d’amore (1999) de Gaetano Donizetti. No cinema produziu e dirigiu os longas Nélida Piñon – Mapas dos afetos (Seleção Oficial do Festival do Rio de Janeiro 2010), Mea culpa (Seleção Oficial do Cine Fest Brazil–New York, 2011), e Histórias íntimas (Melhor Filme no Los Angeles Brazilian Film Festival, 2013).

aulas


  • 05 MAI | 1. DO CANTO NA RENASCENÇA AO CLASSICISMO
    O canto na Idade Moderna, do sacro ao profano. Os primórdios do canto e as composições de William Byrd e Giovanni Gabrieli, antes do virtuosismo vocal. Monteverdi, Purcell, Scarlatti,Vivaldi e Händel. Transição vocal estilística para o Classicismo, com compositores como Gluck, Mozart e Beethoven.


  • 12 MAI | 2. DO CANTO NO ROMANTISMO À COMÉDIA MUSICAL
    Transição para o Romantismo com o apogeu do bel canto, com composições como as de Bellini, Rossini e Donizetti. O declínio do virtuosismo, com Schubert, Verdi, Wagner e Bizet. O surgimento do estilo opereta, advinda da ópera cômica francesa, no final do século XIX. O canto romântico em Puccini, os impressionistas Fauré, Gounod e Debussy e o estilo opereta dos ingleses Gilbert e Sullivan.


  • 19 MAI | 3. O CANTO NO TEATRO MUSICAL DO SÉCULO XX
    As ressonâncias em estilo erudito de George Gershwin em Showboat, passando por Cole Porter, Vincent Youmans, Richard Rodgers e Lorenz Hart. A entrada do estilo vocal belting nos musicais, permitindo grande liberdade.