A INQUISIÇÃO EM PORTUGAL E NA ESPANHA

UMA PERSPECTIVA COMPARADA


Jacqueline Hermann

De 29 de novembro a 13 de dezembro - Quintas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

A "caça aos hereges" promovida pelos tribunais de Inquisição da Época Moderna deixou máculas perenes na história da Igreja Católica e costuma estimular debates sobre as formas de violência presentes ao longo dos últimos séculos da vida contemporânea. Falar desses temas, porém, remete a contextos específicos, tanto no campo da religião, como na esfera política.
 

Neste curso, vamos analisar as conjunturas que levaram à criação dos tribunais inquisitoriais da Espanha (1478) e de Portugal (1536), discutindo  suas características e relações de influência e confronto entre os séculos XV e XVI.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 300,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 29 NOV | POLÍTICA E RELIGIÃO NA CRIAÇÃO DO TRIBUNAL ESPANHOL (1478)


  • 06 DEZ | POLÍTICA E RELIGIÃO NA CRIAÇÃO DO TRIBUNAL PORTUGUÊS (1536)


  • 13 DEZ | PROXIMIDADE, RIVALIDADES E CONFRONTO ENTRE OS TRIBUNAIS DE ESPANHA E PORTUGAL


ministrado por


  • Jacqueline Hermann

    Professora associada da UFRJ e pesquisadora 1D do CNPq. Doutora em História pela UFF e pós-doutorada pela Universidad Complutense de Madrid e pela USP/Cátedra Jaime Cortesão. Coordenadora do laboratório de pesquisa Sacralidades – Estudos sobre Poder, Religião e Religiosidades no Mundo Ibero-Americano (séculos XVI a XIX). Autora, entre outros, de No reino do desejado: a construção do sebastianismo em Portugal, séculos XVI e XVII, e de diversos artigos sobre o movimento de Canudos (1896-1897), na Bahia, e os messianismos luso-brasileiros.

INSCREVA-SE AQUI