A INTOLERÂNCIA EM DEBATE


Andréa Pachá, Christian Dunker, Helena Celestino, Jailson De Souza E Silva, Luiz Eduardo Soares, Marcia Tiburi, Tales Ab’Sáber

De 03 a 13 de maio - Terças-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Alerta de segurança máximo é o novo normal nos países europeus, sob constante ameaça de novos atentados. Nos Estados Unidos, o medo faz parte da vida cotidiana e envenena a política. Guerras, terrorismo e extremismo disseminam o ódio, levam ao êxodo milhões de pessoas em busca de um pouco de paz e provocam a radicalização na política interna de diversos países. O Brasil não escapa desse cenário: aqui também pipocam conflitos religiosos e políticos, com demonstrações explícitas de racismo e preconceito social. Tem havido aumento da intolerância? Por quê? O que aconteceu com a política da tolerância construída na Europa dos direitos humanos e no multiculturalismo americano? Esse é o tema abordado nesse ciclo por pensadores contemporâneos, que podem nos ajudar a fugir das armadilhas da intolerância.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 03 MAI | ANDRÉA PACHÁ E LUIZ EDUARDO SOARES

    COORDENAÇÃO E MODERAÇÃO: HELENA CELESTINO


  • 10 MAI | MARCIA TIBURI E JAILSON DE SOUZA E SILVA

    COORDENAÇÃO E MODERAÇÃO: HELENA CELESTINO


  • 13 MAI | CHRISTIAN DUNKER E E TALES AB'SÁBER

    COORDENAÇÃO E MODERAÇÃO: HELENA CELESTINO


ministrado por


  • Andréa Pachá

    Juíza de Direito e ouvidora do Poder Judiciário do Rio de Janeiro. Titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões, foi juíza de Família por 15 anos. Membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2007-2009, criou o Cadastro Nacional de Adoção e implantou as Varas Especializadas em Violência Doméstica no Brasil. É conselheira do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, ONG presidida pelo escritor Leonardo Boff. Integra o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise. É autora dos livros A vida não é justa e Segredo de Justiça.

  • Christian Dunker

    Psicanalista, ligado à tradição lacaniana. Professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Formado em Psicologia pela USP, mestre e doutor em Psicologia Experimental pela mesma instituição. É Analista Membro de Escola (AME) do Fórum do Campo Lacaniano. Coordena, ao lado de Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr., o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Entre outros livros, é autor de Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros (Boitempo, 2015).

  • Helena Celestino

    Jornalista e escritora. Prepara livro sobre a crise da imigração na Europa e colabora para o jornal Valor Econômico. No jornal O Globo, foi colunista, editora executiva, correspondente em Londres, Nova York e Paris.

  • Jailson De Souza E Silva

    Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação (1994) e doutorado em Sociologia da Educação (1999) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e pós doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York. Professor associado da Universidade Federal Fluminense e fundador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Foi Secretário de Educação de Nova Iguaçu e Subsecretário Executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. É autor de Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade (2011), Até Quando? (2005) e Crianças no narcoplantio e tráfico de drogas (2004).

  • Luiz Eduardo Soares

    Escritor, dramaturgo, antropólogo e pós-doutor em Filosofia Política. É professor da Uerj e foi visiting scholar nas universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh (EUA). Publicou 15 livros, entre eles Meu casaco de general: 500 dias no front da Segurança Pública do Rio de Janeiro, finalista do Prêmio Jabuti (2000). Seu livro mais recente é Rio de Janeiro: histórias de vida e morte. Foi secretário nacional de Segurança Pública, subsecretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro e secretário municipal em Porto Alegre (RS) e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ).

  • Marcia Tiburi

    Graduada e mestre em Filosofia pela PUC-RS; e graduada em Artes Plásticas e doutora em Filosofia pela UFRGS, com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Unicamp. Professora de Filosofia da Uni-Rio. Publicou diversos livros, como As mulheres e a filosofia; Filosofia cinza: A melancolia e o corpo nas dobras da escrita; Mulheres, filosofia ou coisas do gênero; Filosofia em comum; Filosofia brincante. Colunista da revista Cult.

  • Tales Ab’Sáber

    Professor adjunto do curso de Filosofia da Unifesp e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) e em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestre em Artes e doutor em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Autor de O Sonhar Restaurado – Formas do sonhar em Bion, Winnicott e Freud e de A música do tempo infinito, ambos ganhadores do Prêmio Jabuti.