A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA


Daniel Becker

26 de setembro - Terça-feira - das 19h30 às 21h30

A cultura do medicamento se tornou um fator preponderante na sociedade contemporânea. Passamos a entender a saúde como um subproduto do consumo de fármacos, ignorando que as doenças mais frequentes na atualidade não são causadas por agentes externos, como no passado, e sim por fatores genéticos e, principalmente, pelo estilo de vida.

Essa medicalização excessiva chegou também à infância, acometida por métodos antinaturais desde a gestação. Antes do nascimento, famílias são induzidas a optar pela cirurgia como forma de trazer seus filhos ao mundo. Ainda nos primeiros meses dos bebês, os pais são convencidos de que os problemas da amamentação podem ser facilmente solucionados com o uso de fórmulas ou leites artificiais, o que muitas vezes suprime o precioso leite materno.

O modo de vida acelerado e a superexposição às telas – que levam ao confinamento, estimulam o consumo irrefreável de novos produtos e afetam a qualidade do sono das crianças – resultam em ganho de peso, desatenção e problemas de escolaridade. E crescem os diagnósticos de hiperatividade e déficit de atenção, o uso excessivo de drogas psicoativas e um crescente mercado de antidepressivos entre crianças de dois a seis anos.

Nesse encontro, a CASA DO SABER RIO recebe o pediatra Daniel Becker para debater as causas desse fenômeno e propor alternativas à medicalização infantil, passando por temas como os métodos educativos, a convivência familiar, a importância do livre-brincar e os mitos científicos sobre a saúde.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Daniel Becker

    Médico pediatra e sanitarista. É pioneiro da Pediatria Integral no Brasil, voltada para o desenvolvimento pleno da criança e para o seu bem-estar e da família. Trabalhou com a organização Médicos sem Fronteiras na Tailândia (1988) e fundou o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), ONG do Rio de Janeiro que é referência nacional e internacional em saúde e sustentabilidade. Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Unicef, palestrante e consultor de diversas fundações e empresas nas áreas de saúde e sustentabilidade.