A moda como instrumento de poder

De Luís XIV ao fast fashion


PAULA ACIOLI

De 19 a 26 de outubro - Quintas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

A moda foi, durante séculos, instrumento de dominação e distinção legitimado por rigorosas leis que estabeleceram as regras do vestir nas grandes monarquias europeias. Séculos depois, permanece como forte ferramenta de distinção social, chegando à atualidade com características totalmente diversas das predominantes no passado, mas igualmente poderosas.

A proposta do curso é estudar a importância do vestir e, posteriormente, da moda, como artifício de poder. Começando pelas “Leis Suntuárias”, da Idade Média, passaremos pela alta-costura e o prêt-à-porter, nos séculos XIX e XX, até chegarmos à primeira década do século XXI, marcada por mudanças profundas. Essas transformações são provocadas sobretudo pelo fast fashion e seus desdobramentos, como o see now by now e o slow consumerism, que vêm levantando importantes questões e gerando debates na agenda da moda mundial.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 200,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 19 OUT | 1. MODA, DISTINÇÃO E PERTENCIMENTO
    As poderosas “Leis Suntuárias”: importância histórica e exemplos curiosos de suas aplicações; a Revolução Industrial e as mudanças provocadas na moda; o surgimento da alta-costura, suas principais regras, maisons, e seu papel fundamental para a moda no século XXI.


  • 26 OUT | 2. AS NOVAS LEIS DA MODA
    Os grandes conglomerados de luxo, sua formação e importância na moda do século XXI; fast fashion, o Big Bang da moda e seus desdobramentos; see now buy now, slow fashion, slow consumerism; as relações históricas entre alta-costura, prêt-à-porter e fast fashion; a moda do futuro e a eterna volta ao passado.


ministrado por


  • PAULA ACIOLI

    Mestre em Moda, Cultura e Artes pelo Senac São Paulo; bacharel em Design e Comunicação Visual pela UFRJ e especialista em Moda pelo London College of Fashion. Idealizadora e coordenadora acadêmica do curso de Gestão Estratégica em Negócios de Moda da FGV. Autora dos livros 30 estilistas: a moda do Rio; A seda e a chita e A menina que conversava com as roupas. Autora convidada dos livros Moda, luxo e direito e 46 livros de moda que você não pode deixar de ler.

INSCREVA-SE AQUI