A ORIGEM DA FILOSOFIA


Pedro Duarte

De 05 a 26 de março - Quintas-feiras - das 20h às 22h - 4 encontros

O começo da filosofia entre os gregos fundou a forma de pensar da civilização ocidental. Quais suas condições de criação e em que ela consiste? O objetivo do curso é apresentar a filosofia quando ela ainda buscava se diferenciar dos outros discursos que lhe eram contemporâneos: o mitológico, o sofístico, o poético, o político. Nesse instante, antes que cristalizasse sua identidade com Platão, a filosofia respirava o frescor do início, em aberto, de sua própria essência.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 MAR | O ESPANTO ORIGINÁRIO

    A palavra “filosofia” e a história do Ocidente. O amor pelo saber. O lugar do filósofo na sociedade: o conflito com a opinião e o senso comum. Influência do Oriente e “milagre” grego. A pergunta pela totalidade do ser: Tales de Mileto. Filosofia como modo de vida.


  • 12 MAR | DO MITO À FILOSOFIA: OS PRÉ-SOCRÁTICOS

    A continuidade da tradição mitológica coletiva e as rupturas das elaborações filosóficas individuais. Revelação divina e argumento humano, fábula e teoria. O sentido da razão e o pensamento crítico. O valor das divergências no debate argumentativo.


  • 19 MAR | A CRÍTICA AOS SOFISTAS E AOS POETAS

    A arte de ensinar. Os sofistas como professores, eruditos, retóricos e virtuoses. Embate entre opinião e conhecimento. Mentira do sofista; ilusão do artista; verdade do filósofo. A explicação do mundo pelas convenções e o duvidoso papel político dos sofistas.


  • 26 MAR | SÓCRATES: POLÍTICA E PENSAMENTO

    Sócrates e a crítica ao relativismo dos sofistas, segundo Platão. Sabedoria, coragem e oralidade. A condenação à morte do mais sábio dos homens: a tensão entre a filosofia e a política. Método maiêutico: o parto de ideias. O perigo do vento do pensamento.


ministrado por


  • Pedro Duarte

    Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde se formou mestre e doutor. Foi professor visitante nas universidades Brown (EUA) e Södertörns (Suécia). Publicou capítulos em livros e artigos em periódicos acadêmicos e veículos da grande mídia, como O Globo. Autor de Estio do tempo: Romantismo e estética moderna e A palavra modernista: vanguarda e manifesto.