A verdade por trás da pós-verdade

Um debate sobre por que acreditamos naquilo que nos convém


ARTHUR ITUASSU, BARBARA GANCIA, LUIZ FELIPE PONDÉ

19 de setembro - Terça-feira - das 20h às 22h

Cunhado na década de 90, o termo “pós-verdade” foi alçado pela Universidade de Oxford à condição de Palavra do Ano em 2016. No mundo todo, pululam exemplos de como fatos objetivos vêm perdendo o poder de influenciar a opinião pública para notícias falsas que apelam para as emoções e as convicções pessoais da população. A saída do Reino Unido da União Europeia e a eleição do magnata Donald Trump à presidência dos Estados Unidos são apenas os casos mais vistosos dessa tendência.

Também no Brasil notícias forjadas por interesses ideológicos ou econômicos se espalham pela internet e muitas vezes geram mais engajamento do que outras que poderiam ser facilmente verificadas. Mas, afinal, por que acreditamos naquilo que nos convém? Quais as implicações políticas, éticas e institucionais desse fenômeno? E como podemos evitar cair na armadilha da desinformação?

A CASA DO SABER RIO convida a jornalista Barbara Gancia e o filósofo Luiz Felipe Pondé para debater essas e outras questões em um encontro especial no Teatro Oi Casa Grande. A mediação será feita pelo professor de Comunicação Política da Puc-Rio Arthur Ituassu.

> Este encontro será realizado no Teatro Oi Casa Grande (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon)
> Ingressos disponíveis em http://bit.ly/2x5rQA1 e na bilheteria do Teatro Oi Casa Grande
> Doe um livro e pague meia entrada

APOIO

​  

Valor R$ 220,00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • ARTHUR ITUASSU

    Professor de Comunicação Política da PUC-Rio, doutor em Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (Comp), pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e membro da World Association for Public Opinion Research (Wapor).

  • BARBARA GANCIA

    Jornalista, foi colunista da Folha de S.Paulo e apresentadora do programa Saia justa, do canal GNT. Tem passagens ainda por O Estado de S. Paulo , O Pasquim, Vogue, Status, Elle, BandNews FM e BandSports.

  • LUIZ FELIPE PONDÉ

    Filósofo, escritor e ensaísta. Doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade de Paris VIII (França) e pós-doutor em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv (Israel). Professor de Ciências da Religião na PUC-SP e de Filosofia na Faap. Colunista da Folha de S.Paulo e autor dos livros O homem insuficiente: comentários de antropologia pascaliana, Crítica e profecia: filosofia da religião em Dostoievski, A era do ressentimento: uma agenda para o contemporâneo e Contra um mundo melhor: ensaios do afeto, entre outros.