ANSIEDADE E PÂNICO SOB A ÓTICA REICHIANA


Nicolau José Maluf Jr.

18 de outubro - Quarta-feira - das 15h às 17h

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo –mais de 9% da população sofre com o mal, que, no extremo, pode desencadear crises de pânico.

 A psicanálise aponta a existência de fatores psíquicos determinantes para o desenvolvimento dessas desordens, cujas causas não se restringiriam a fatores ambientais e nem a alterações da neuroquímica cerebral.

Nesse encontro, o psicanalista Nicolau José Maluf Jr. irá analisar a questão sob a ótica dos estudos reichianos. Essa perspectiva ajuda a entender o medo de morrer ou de ficar louco associado à taquicardia, ao suor profundo, à vertigem e aos tremores típicos da síndrome do pânico, apontando para novas possibilidades de tratamento.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Nicolau José Maluf Jr.

    Psicólogo, analista reichiano, pioneiro no estabelecimento do pensamento reichiano no Brasil. Mestre e doutor em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia pelo HCTE/ UFRJ. Um dos fundadores e coordenadores do IFP- REICH (Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich). Autor dos livros O corpo e a clínica; Reich contemporâneo, perspectivas clínicas e sociais; Síndrome do pânico: sistêmica organísmica versus isomorfismo mente-cérebro Física e subjetividade: a orgonomia de W.Reich e a fusão com o objeto na complementação da objetividade científica.