APRENDER EM COMUNIDADE – PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO NO BRASIL


José Pacheco

26 de julho - Quinta-feira - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Os projetos pedagógicos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos. Eles carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver, e requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos. Exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual sejam dadas oportunidades de ser e de aprender.

Urge humanizar a educação, conceber novas construções sociais de aprendizagem nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral. Urge constituir redes que promovam o desenvolvimento humano sustentável. A educação acontece na convivência, de maneira recíproca. Se a modernidade tende a nos remeter para uma ética individualista, nunca será demais falar de coexistência e diálogo enquanto condições de aprendizagem. Urge afirmar a possibilidade de conceber “comunidades de aprendizagem”.

Nesse encontro especial, a CASA DO SABER RIO recebe o educador José Pacheco para uma conversa sobre os rumos que podem ser traçados para a construção de uma nova educação no Brasil, pautada a partir do que somos, do que sabemos e do que sabemos fazer.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • José Pacheco

    Educador e pedagogo. É especialista em Leitura e Escrita e mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto e idealizador da Escola da Ponte (ambos em Portugal). Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Na EcoHabitare é coordenador pedagógico dos projetos de formação.