ARTE E CULTURA NA RÚSSIA

UM PASSEIO PELAS CIDADES DE SÃO PETERSBURGO E MOSCOU


Hélio Márcio Dias Ferreira

30 de novembro e 07 de dezembro - Sextas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

ESGOTADO

Da Rússia dos czares até nossos dias, esses dois encontros pretendem oferecer uma visão panorâmica da arte e da cultura nas duas principais cidades do país: São Petersburgo e Moscou. Os palácios, a coleção do Hermitage, o Kremlin, a Galeria Tretyakov e outros tesouros serão apresentados por meio de um farto material visual acompanhado de discussões teóricas sobre o assunto.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 30 NOV | CULTURA E ARTE EM SÃO PETERSBURGO

    A capital de Pedro, o Grande; o rio Neva, seus canais e seus palácios. As igrejas do Sangue Derramado e de Santo Isaac. As maravilhas do museu Hermitage. Os palácios Peterhof e Tsarskoe Selo. Enfim, uma viagem de sonhos ao mundo de luxo, poder e glória russo.


  • 07 DEZ | CULTURA E ARTE EM MOSCOU

    Os tesouros do Kremlin e suas igrejas; a praça Vermelha e a igreja de São Basílio. As coleções da Galeria Tretyakov e as famosas estações de metrô. Uma visita fora da cidade, ao Mosteiro da Trindade-São Sérgio, o mais importante centro da Igreja Ortodoxa Russa, em Serguiev Possad.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio, mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne, França. É autor de livros de arte como Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto.