ARTE NA CHINA


Hélio Márcio Dias Ferreira

De 27 de setembro a 18 de outubro - Quintas-feiras - das 17h às 19h - 4 encontros

CONCLUÍDO

Esse curso oferece um panorama sobre a arte na China e seus conceitos particulares. Por meio de uma viagem virtual por diferentes regiões do Império do Meio, com aulas fartamente ilustradas, muito poderá ser absorvido dessa arte milenar que envolve papel, caligrafia, pintura, escultura, porcelana, entre outros gêneros, e hoje é destacada no cenário da arte contemporânea.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 27 SET | O UNIVERSO DA ARTE CHINESA

    Nessa aula faremos uma introdução ao cenário histórico da China e conceituaremos os gêneros desenvolvidos por seus artistas ao longo de diversas dinastias e no ambiente após a Revolução Cultural de Mao. Por meio imagens, faremos um passeio pela cidade de Beijing, Cidade Proibida e Grande Muralha.


  • 04 OUT | CONTINUAÇÃO DOS EXEMPLOS ARTÍSTICOS DE PEQUIM E OS GUERREIROS DE XIAN

    Em Pequim, as riquezas do Palácio de Verão e seu belíssimo jardim; o importante Templo do Céu, onde o imperador fazia orações; e o agradável parque ao seu redor. Viagem virtual para Xian e encontro com o famoso exército de terracota do imperador Qin Shihuang, do século III a.C.


  • 11 OUT | A REGIÃO DE YUNAN E SUAS CIDADES

    Um dos mais belos cenários geográficos da China, a região de Yunan apresenta exemplos artísticos que vão desde o norte tibetano, onde se encontra o monastério Songzanlin, conhecido como Pequeno Potala (onde viveu o quinto Dalai Lama), até o Templo Yuantong e seu belo parque, em Kunming, mais ao sul. Serão mostradas as principais belezas artísticas de cidades como Lijiang, Dali, Weishan.


  • 18 OUT | FINAL DA AULA ANTERIOR E XANGAI

    Depois de encerrado o assunto da aula anterior, partiremos virtualmente para Xangai, local que se moderniza a cada dia e apresenta exemplos arquitetônicos extraordinários. Na cidade estão o Museu de Arte e o importante parque Mandarin Yu Garden.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio, mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne, França. É autor de livros de arte como Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto.