60 ANOS ZAHAR NA CASA
AS ARMADILHAS DA LINGUAGEM


Danilo Marcondes

17 de agosto - Quinta-feira - das 17h às 19h

Domínio Público

“Quando um homem fala com outro é para que possa ser compreendido.”
(John Locke, Ensaio sobre o entendimento humano)

No contexto contemporâneo e no âmbito da filosofia da linguagem, o estudo usado concretamente – ou seja, o pragmático – tem sido pouco explorado. Há muitas armadilhas no uso da linguagem. Mal-entendidos, incompreensões e falhas na comunicação são algumas delas, mais frequentes do que seus filósofos parecem supor.

Neste encontro do ciclo 60 ANOS ZAHAR NA CASA, a CASA DO SABER RIO e a ZAHAR recebem o professor Danilo Marcondes para apresentar uma síntese das principais discussões da filosofia da linguagem em torno da análise do discurso, propondo um método de análise que visa dar conta de alguns aspectos de como e por que essas falhas ocorrem.

*Os inscritos receberão de presente exemplares de livros dos autores e temas abordados ao longo do ciclo.

PARCERIA:

​  

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Danilo Marcondes

    Professor de Filosofia na PUC-Rio e na UFF. Mestre em Filosofia pela PUC-Rio e doutor pela Universidade de St. Andrews (Inglaterra), com pós-doutorado pela Brown University (Estados Unidos). É autor de, entre outras obras, A verdade; Filosofia, linguagem e comunicação; Iniciação à história da filosofia; A pragmática na filosofia contemporânea e Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. Foi diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), na mesma instituição.