AS OPERAÇÕES DE PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS 

PROTEÇÃO DE CIVIS NOS CONFLITOS ARMADOS CONTEMPORÂNEOS


Ricardo Oliveira Dos Santos

De 16 a 30 de janeiro - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Criada com vistas a manter a paz e a segurança internacional e, por extensão, garantir mecanismos efetivos de proteção humanitária, a Organização das Nações Unidas concebeu as Operações de Paz no final da década de 1940 para alcançar estes objetivos basilares. Diante, entretanto, da complexidade dos conflitos armados a partir do término da Guerra Fria, particularmente na Somália, Ruanda e Bósnia, o Conselho de Segurança passou a incluir uma quantidade expressiva de tarefas relacionadas à proteção de civis no contexto de tais Operações. Esta importante mudança de postura “onusiana” permitiu uma multidimensionalidade no arcabouço institucional de resposta às "emergências complexas". Ao mesmo tempo em que a disposição de resposta aumenta, os desafios surgem na mesma proporção.
 

Diante da perspectiva em tela, o objetivo do Curso é apresentar um panorama sobre a emergência da gramática de proteção de civis no âmbito das Nações Unidas, com particular ênfase para as Operações de Paz. Adicionalmente, apresenta as consequências desta dinâmica para as práticas de construção da paz e prevenção, manutenção, gestão e resolução dos conflitos contemporâneos. De igual modo, o Curso reflete sobre os crescentes desafios e dilemas de coordenação humanitária diante da inclusão da proteção de civis nos mandatos de diversas organizações governamentais e não governamentais. Finaliza apresentando um conjunto de dilemas, desafios e tendências sobre a proteção de civis dentro e fora das Nações Unidas.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 330,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 16 JAN | A PROTEÇÃO DE CIVIS NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO NORMATIVO E INSTITUCIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS (1999-2018)


  • 23 JAN | O PAPEL DAS NAÇÕES UNIDAS E OUTROS ATORES NA PROTEÇÃO DE CIVIS


  • 30 JAN | DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA PROTEÇÃO DE CIVIS.


ministrado por


  • Ricardo Oliveira Dos Santos

    Professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela PUC-Rio. É doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2014 é instrutor convidado do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Foi instrutor convidado do Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz (CAECOPAZ) para abordar o tema da Proteção de Civis.

INSCREVA-SE AQUI