AS VÁRIAS “PESSOAS” DE FERNANDO PESSOA


Amélia Lacombe

De 13 a 27 de agosto - Segundas-feiras - das 17h às 19h - 3 encontros

Em 2018 são celebrados os 130 anos do nascimento de um dos maiores poetas do século XX, Fernando Pessoa, ou ainda Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares - todos desdobramentos do seu “eu” poético. Esta tendência marcante e inovadora, que foi a característica da heteronímia, faz da sua obra um dos maiores contributos para a literatura portuguesa e mundial.

Ao longo de três encontros serão apresentados os aspectos mais importantes da vida e da obra de Fernando Pessoa, o movimento modernista na poesia portuguesa, o escândalo da publicação da revista Orpheu e a sua amizade com Mário de Sá-Carneiro.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 13 AGO | A RUPTURA COM O TRADICIONAL

    A atitude dos escritores da Orpheu e a repercussão social do lançamento do primeiro número da revista; os “ ismos”: paülismo, interseccionismo, surrealismo, dadaísmo, cubismo, futurismo - nos poemas de Orpheu; o encontro com Sá-Carneiro;


  • 20 AGO | FERNANDO PESSOA ELE-MESMO

    Mensagem e Cancioneiro; poemas inéditos.


  • 27 AGO | OS HETERÔNIMOS


ministrado por


  • Amélia Lacombe

    Professora de Língua Portuguesa e Literatura em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. Livre-docente em Letras pela UFF, com doutorado e mestrado em Letras pela PUC-Rio. Consultora pedagógica do Programa Nacional de Tecnologia Educacional da TV Escola do MEC; assessora pedagógica para professores em programa de Língua e Literatura do MEC; e responsável pela elaboração do Programa de Ensino de Língua Portuguesa para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental MEC/Unesco. Autora da coleção Conhecendo nossos clássicos.