Ascensão e queda da nova Classe Média


CARLOS ALBERTO MESSEDER

De 02 a 09 de agosto - Quartas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

Os primeiros anos do século XX foram marcados pela ascensão de uma nova classe média. Beneficiados por fatores como o crescimento da economia, a expansão do mercado formal de trabalho, o aumento da renda e a maior facilidade de crédito, milhões de brasileiros tiveram acesso, pela primeira vez, a serviços e bens de consumo antes restritos a outras camadas populacionais, assumindo um protagonismo inédito na sociedade. Mas como a chamada classe C está se comportando diante da crise que ameaça sua posição e suas conquistas? Que desafios e frustrações o momento atual impõe a esse segmento? Esse curso se debruçará sobre essas e outras questões para traçar um retrato abrangente das transformações sociais em curso no país.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 200,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 02 AGO | 1. CLASSE C, A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA CLASSE MÉDIA
    As evidências de novos segmentos sociais em cena; mudanças no mercado de consumo; antigos sonhos que se tornam realidade. Transformações na pirâmide social; políticas públicas de renda – FHC/Lula; modificações nas estratégias de comunicação com as classes C e D; alterações na geografia urbana. O caso do Rio de Janeiro.


  • 09 AGO | 2. A NOVA CLASSE MÉDIA E OS IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA
    A falência de um projeto e o reposicionamento dos segmentos sociais que vinham experimentando processo de ascensão social. Desemprego, crise político-econômica e busca da manutenção de conquistas. Expectativas e frustrações. Novo ambiente de trabalho e consumo e estratégias de sobrevivência. Até onde vai a queda?


ministrado por


  • CARLOS ALBERTO MESSEDER

    Diretor executivo da Kognitiva, empresa de consultoria e pesquisa. Doutor em Comunicação, mestre em Antropologia pela UFRJ, graduado em Ciências Sociais pela UFRJ. Foi diretor acadêmico de graduação da ESPM do Rio de Janeiro, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda na mesma instituição, diretor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas na mesma UFRJ. Desenvolve atividades como consultor na área de comunicação corporativa, além de colaborar com instituições como Capes e CNPq.

INSCREVA-SE AQUI