AUTISMO: NOTÍCIAS DE UM MUNDO PECULIAR


Ricardo Krause

De 06 a 13 de novembro - Terças-feiras - das 17h às 19h - 2 encontros

O início do século XXI assistiu a um aumento significativo do número de crianças e adolescentes recebendo diagnósticos e tratamentos psiquiátricos. Alguns desses diagnósticos parecem ter ganho proporções epidêmicas. O autismo ganha especial destaque pelos seus graus variáveis de comprometimento, pelas diferentes formas de apresentação e possibilidades de tratamento. A importância da intervenção precoce, a variedade de profissionais envolvidos e as frequentes discordâncias desses especialistas colocam os Transtornos do Espectro Autista entre os temas mais abordados e discutidos entre os que trabalham com saúde mental de crianças e adolescentes. Fazer uma atualização acerca dessas informações para o grande público é o objetivo desse curso.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 06 NOV | DA MÃE GELADEIRA ÀS NEUROCIÊNCIAS, O QUE MUDOU NO NOSSO CONHECIMENTO SOBRE O AUTISMO? 

    O que é o autismo e como diagnosticar? Como funciona o cérebro de um autista? Existem exames para detectar? O que causa esse problema? Por que pessoas diferentes recebem o mesmo diagnóstico? Quem trata de autistas? De Rain Man a Big Bang Theory, a mídia interferindo no imaginário sobre o transtorno.


  • 13 NOV | MEU FILHO É AUTISTA, E AGORA?

    As consequências funcionais dos diferentes quadros do espectro autista e suas possibilidades terapêuticas. O que funciona e o que não funciona. O cuidado com os pais e cuidadores. Quais as evoluções possíveis?


ministrado por


  • Ricardo Krause

    Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Atual presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) nacional e do Rio de Janeiro.