{CICLO FSB}
BIG DATA ANALYTICS

UMA “BÚSSOLA GERENCIAL” PARA TOMADORES DE DECISÃO


Antônio Carlos Morim

13 de novembro - Terça-feira - das 13h às 14h30

O conceito de big data existe há anos. Atualmente, grande parte das organizações compreende que, apropriando-se de todos os dados que fluem por seus negócios, poderiam aplicar inteligência analítica e extrair um valor significativo deles.

O big data analytics é o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados, estruturados ou não-estruturados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de altíssimo desempenho. Trata-se do cruzamento de uma infinidade de dados do ambiente interno e externo, gerando uma espécie de “bússola gerencial” para tomadores de decisão. Tudo isso, é claro, em um tempo de processamento extremamente reduzido.

Nesse encontro, serão apresentadas as principais nuances desse processo de análise de grandes quantidades de dados que revela padrões ocultos, correlações e insights diversos.

*Os encontros do Saber Executivo ocorrem das 13h às 14h30, e os inscritos recebem um lunch box antes de cada aula.

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Antônio Carlos Morim

    Professor e coordenador de cursos de pós-graduação em Gestão e Tecnologia na ESPM e de Tomada de Decisão e Negociação na Fundação Dom Cabral. É engenheiro eletrônico com mestrado e doutorando em Engenharia de Produção pela Coppe-UFRJ. Pesquisador de Comportamento do Consumidor e de Sistemas de Apoio a Tomada de Decisão na mesma instituição. Possui Docência em Administração com ênfase em Marketing pela ESPM e especializações em Gestão pela PUC-Rio, Marketing pela ESPM e Engenharia Econômica pela UFRJ. É professor visitante no Instituto Superior Tecnológico, em Portugal. Autor de livros e artigos em Gestão e Engenharia. Sua empresa de consultoria, a Sunscreen Quality, tem foco principal em gestão de fator humano. Foi executivo por mais de 25 anos em empresas como IBM, Citibank, Credicard, TIM, ATL e Claro.