BLACK LIVES MATTER - O MOVIMENTO NEGRO HOJE

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO + BATE-PAPO


Ynaê Lopes Dos Santos

26 de maio - Sexta-feira - das 19h30 às 21h30

Johnny Silvercloud

A posse de Barrack Obama, primeiro presidente negro eleito nos Estados Unidos, em 2009, renovou entre as comunidades negras a esperança de uma sociedade igualitária. Diversos acontecimentos, no entanto, continuaram a retratar uma sociedade racista.

Em 2012, Trayvon Martin, um adolescente negro de 17 anos, voltava para casa vestindo um casaco com capuz em uma noite chuvosa quando foi morto a tiros pelo segurança Zimmerman, que o considerou suspeito. Com base em uma lei que prevê o direito de defesa, inclusive com armas de fogo, a qualquer cidadão que se sinta ameaçado, Zimmerman foi inocentado.

Nesse contexto foi criado o movimento #BlackLivesMatter, (vidas negras importam), que luta contra a brutalidade policial e as condições econômicas, sociais e políticas que oprimem os negros nos EUA.

A CASA DO SABER RIO, em parceria com o canal PHILOS TV, realiza a exibição do filme #Black Lives Matter, produzido por Matt Davis, seguida de um bate-papo com a historiadora Ynaê Lopes.

Apoio acadêmico:
​  

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Ynaê Lopes Dos Santos

    Historiadora. Bacharel e licenciada em História pela USP, mestre e doutora em História Social pela mesma instituição com pós-doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é professora da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV). É autora dos livros Além da Senzala. Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850) e Licenciatura em História da África.