BRASIL, PAÍS DO PRESENTE?

EXIBIÇÃO DE FILME + BATE-PAPO


Gustavo Westmann, Maurício Santoro

20 de abril - Sexta-feira - das 19h30 às 21h30

Como uma nova geração de brasileiros está pensando o futuro do país? A partir dessa e outras questões, Brasil, País do Presente? buscou transcender a polarização que marca a atual situação política para levar às telas um debate renovado sobre o Brasil no século XXI, de maneira democrática, construtiva e dinâmica. Os entrevistados discutem os avanços e os retrocessos do país, passando por temas mais amplos da política e corrupção, dos racismos e machismos, da educação, da violência, da economia, da mídia e da cultura brasileira. Mais do que oferecer respostas, o documentário tem como objetivo estimular reflexões em torno de desafios estruturais para a construção do país do presente.

Nessa aula aberta, a CASA DO SABER RIO realiza a exibição do filme Brasil, país do presente? seguida de um bate-papo com o diretor, Gustavo da Cunha Westmann, e com o professor Maurício Santoro.

FICHA TÉCNICA
Título: Brasil, país do presente?
Direção: Gustavo Westmann
Ano: 2018
Duração: 63 minutos
País: Brasil
Falado em português
Disponível também com legenda em inglês e espanhol
Classificação indicativa: 10 anos
Som 2.0 estéreo
Documentário
Colorido
16:9
1920x1080
23,98 fps

Assista ao trailer: https://vimeo.com/257896408

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Gustavo Westmann

    Diplomata, professor e escritor. Autor do livro Novos Olhares sobre a Política Externa Brasileira, inicia sua aventura no mundo do cinema com o documentário Brasil, País do Presente?, parte de projeto mais amplo voltado à renovação e democratização os debates sobre o futuro do Brasil. Bacharel em direito e em relações internacionais, mestre em diplomacia e em políticas públicas, Westmann já morou na Califórnia, na Itália e atualmente reside na Indonésia, onde chefia o setor econômico e comercial da Embaixada do Brasil.

  • Maurício Santoro

    Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ e professor de relações internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi assessor de direitos humanos da Anistia Internacional, em projetos que o levaram ao Reino Unido, à Turquia e à antiga Iugoslávia, e estudou na Alemanha e na Itália como bolsista da Fundação Robert Bosch e da União Latina. É autor do livro Ditaduras Contemporâneas (Editora da FGV, 2013) e de cerca de 30 artigos publicados em revistas e coletâneas acadêmicas.