Brimas: imigração em pauta

Apresentação da peça + bate-papo

BETH ZALCMAN, MICHEL GHERMAN, SIMONE KALIL

21 de julho - Sexta-feira - das 19h30 às 21h30

Inspiradas pelo passado de suas famílias, as atrizes Beth Zalcman e Simone Kalil encenam a peça Brimas, escrita por ambas para relembrar de forma bem-humorada a história de amizade entre suas avós. Indicado ao prêmio Shell de Melhor Texto em 2015, o espetáculo apresenta Ester e Marion – a primeira judia, nascida no Egito, e a segunda católica, nascida no Líbano. Vindas para o Brasil no começo do século passado, elas encontram em longas conversas travadas na cozinha um elo capaz de amenizar as dificuldades de adaptação à nova pátria, valorizando as semelhanças culturais. A apresentação será seguida de uma conversa entre as atrizes e o professor Michel Gherman, na qual a imigração para o país – acentuada nos últimos anos – será abordada sob o ponto de vista histórico, político, cultural e afetivo.

As inscrições iniciam-se a uma semana do evento e devem ser feitas pelo telefone (21) 2227-2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • BETH ZALCMAN

    Atriz e educadora. Graduada em Comunicação Social, possui especialização em Artes Cênicas e Arte Educação. Em 2017 participou do longametragem Polícia Federal, a lei é para todos, interpretando a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Na TV seu mais recente trabalho foi na novela Velho Chico, da Globo. Com sua companhia Mímica em Trânsito, cria espetáculos com linguagem gestual e circense para campanhas e projetos corporativos, educativos e culturais desde 1995. Foi coordenadora de Artes por 20 anos na Escola Israelita Eliezer Max.

  • MICHEL GHERMAN

    Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University Of Jerusalem (Israel) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social na UFRJ. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), vinculado ao Programa de Pós- Graduação da UFRJ, e é co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) na mesma universidade. Autor de Uma História Luminosa:-Froein Farain: A Sociedade das Damas Israelitas e coautor de Identidades Ambivalentes Desafios aos estudos judaicos no Brasil.

  • SIMONE KALIL

    Atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e mestre em Sociologia pelo Iuperj. Seu mais recente trabalho na TV foi na novela Rock story, no papel de uma assistente social. É professora da Escola Martins Penna, a mais antiga escola de teatro da América Latina.