CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA


Carlos Pinkusfeld Bastos

De 14 a 28 de julho - Quintas-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Flickr - Victor Camilo

Essas aulas visam fornecer a não economistas alguns elementos básicos da ciência econômica que lhes permitam entender com mais facilidade o debate público em torno do tema, altamente em voga. Como qualquer conhecimento organizado, o estudo da economia parte da definição específica de variáveis e indicadores quantitativos, gerando, a partir daí, o desenvolvimento de teorias que correlacionam tais variáveis segundo nexos de causalidade específicos.

O curso pretende cobrir duas frentes. Inicialmente, definir quais são as principais variáveis macroeconômicas utilizadas na discussão do dia a dia por economistas e imprensa. Num segundo momento, estabelecer relações teóricas entre estas variáveis para compreender as principais explicações que descrevem seus comportamentos.

Os temas discutidos serão ilustrados com exemplos do desempenho da economia brasileira no período recente.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 14 JUL | POR QUE OS ECONOMISTAS DISCORDAM? O QUE É O PIB, SEUS COMPONENTES E O QUE EXPLICA SEU COMPORTAMENTO? COMO É A RELAÇÃO DO BRASIL COM A ECONOMIA MUNDIAL?
    Breve definição das principais abordagens teóricas dentro de uma perspectiva da trajetória histórica das ideias econômicas. As definições do produto para os economistas (o que e o que não contar); seus componentes (Consumo, Investimento, Exportações) e como estes variam e qual o seu impacto. O desempenho do Brasil e o confronto internacional; o PIB trimestral e as estimativas de crescimento; balanço de pagamentos; comércio internacional; a importância dos serviços, fluxos financeiros e taxa de câmbio; as mudanças no sistema financeiro internacional e seus impactos no Brasil.


  • 21 JUL | A PARTICIPAÇÃO DO SETOR PÚBLICO NA ECONOMIA E O SISTEMA FINANCEIRO
    Definição de déficit público (primário e necessidades de financiamento globais), formas de financiamento do setor público (os passivos do governo, dívida pública e moeda). A evolução da dívida pública e a questão da pressão dos juros. Dívida bruta e líquida. Implicações das variáveis do setor público para o desempenho da economia. Principais componentes do sistema financeiro (Bancos Centrais e sistema privado), a criação de crédito e as taxas de juros.


  • 28 JUL | A DINÂMICA DO EMPREGO E DA RENDA DO TRABALHO, A DINÂMICA INFLACIONÁRIA E AS POLÍTICAS ANTI-INFLACIONÁRIOS
    Índices de desemprego (definições e componentes), mercado formal e informal, a dinâmica do salário nominal, salário real e do salário mínimo. Evolução do salário no Brasil. A construção dos índices de inflação, as diferentes “naturezas” das inflações, as teorias que explicam a inflação e políticas anti-inflacionárias correspondentes. O sistema de metas do Brasil e a dinâmica recente.


ministrado por


  • Carlos Pinkusfeld Bastos

    Economista. Professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor pela New School for Social Research (NSSR), nos Estados Unidos.