COREIA DO NORTE: OS BASTIDORES DO ESTADO SECRETO

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO + BATE-PAPO


Leo Aversa

29 de junho - Segunda-feira - das 17h às 19h

CONCLUÍDO

A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo. Para se ter uma ideia, um norte-coreano não tem acesso a e-mails, a Google, a redes sociais. Não tem autorização para enviar cartas pessoais ao exterior. Toda informação que entra ou sai do país é controlada pelo governo, comandado desde 1948 pela dinastia Kim. Seu mais jovem líder, Kim Jong-un, mantém o culto à personalidade e o forte militarismo praticados por seu avô e pai. Agora, ele enfrenta uma ameaça a seu poder mais forte que as armas: a permeabilidade cada vez maior da cultura através da tecnologia.

A CASA DO SABER RIO O GLOBO, em parceria com o Canal Philos TV, realiza um ciclo com sessões de documentários seguidas de um bate-papo relacionado ao tema. Nessa edição, será exibido o documentário Coreia do Norte: bastidores do Estado secreto, dirigido por James Jones. Depois, o fotógrafo Leo Aversa, um dos poucos jornalistas brasileiros a conseguir entrar no país, faz um relato das suas impressões sobre esse pouco conhecido lugar.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Leo Aversa

    É fotógrafo. Desde 1988 tem publicado fotos nos principais jornais e revistas do país. Em 2000, foi escolhido pela World Press/Van Melle para representar o Brasil no projeto Candy in the World. No ano seguinte, participou dos livros Rio Zona Norte e Orquestras sinfônicas, com ensaio fotográfico sobre a OSB. Em 2004, recebeu o prêmio Jornalismo para a Tolerância, da Federação Internacional de Jornalistas (FIP). Foi um dos poucos jornalistas brasileiros a conseguir entrar na Coreia do Norte, onde permaneceu por dez dias em 2010. Também registrou campos de refugiados na África e o conflito na fronteira do Irã/Iraque.