CURDOS, UM POVO SEM ESTADO


Monique Sochaczewski

De 13 de setembro a 04 de outubro - Quintas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Em 1916, a França e o Reino Unido selavam secretamente um compromisso para definir quais seriam suas zonas de influência no Oriente Médio após uma eventual derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Cem anos depois do Acordo Sykes-Picot, muito se discutiu sobre seu legado e sua contribuição para os conflitos deflagrados na região.

Esse curso pretende desenvolver, em quatro aulas, uma análise profunda sobre um desses pontos de tensão, o que se refere a um grupo étnico que, apesar de ser o quarto maior do Oriente Médio, não contou com um Estado próprio no pós-guerra: os curdos. Divididos basicamente em quatro países – Turquia, Síria, Iraque e Irã –, foram alvo de amplas campanhas de nacionalização e desenvolveram várias formas de reação a elas, chegando a recorrer à luta armada.

Trata-se de um grupo étnico que demanda poder e reconhecimento e, que, sobretudo frente a seu papel em relação aos avanços do Estado Islâmico, parecia, finalmente, ganhar a atenção que merecia. Mas os frequentes bombardeios que os curdos sofrem no norte da Síria e o crescimento de outras agendas na região os têm relegado novamente ao esquecimento. Tentemos entender por quê.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 400,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 13 SET | OS CURDOS

    Quem, afinal, são os curdos? Como se definem? Onde se encontram? Com que religiões se identificam? Onde estão suas diásporas e como agem em relação às suas causas? O intuito da aula é responder a essas questões e traçar um panorama histórico desse povo até o fim da Primeira Guerra.


  • 20 SET | A QUESTÃO CURDA NA TURQUIA

    Por que, apesar de terem lutado na guerra de independência da Turquia, não tiveram seus direitos reconhecidos? De assimilacionismo ao meio turco a demandas por uma Turquia democrática que, de fato, os reconhecesse, ou até mesmo à luta armada e uso do terrorismo: quais as inúmeras lutas dos curdos na Turquia e como o Estado turco reage a essas investidas?


  • 27 SET | A QUESTÃO CURDA NO IRAQUE

    Como os curdos da província otomana de Mosul se adaptaram ao Iraque criado pelos britânicos? A família Barzani, sua liderança e seus desafetos. O papel das guerras de 1991 e de 2003 em torno da autonomia do Curdistão iraquiano. Diferenças internas que levaram à guerra civil de 1994 a 1998 e o peso do petróleo na região.


  • 04 OUT | AS MULHERES CURDAS

    De Helly Luv (“Shakira curda”) às guerrilheiras peshmerga, passando pelos muitos casos de casamentos forçados, crimes de honra e violência doméstica. Atenção ao drama das curdas yazidis frente ao Estado Islâmico e ao movimento das mulheres curdas ligadas ao confederalismo democrático.


ministrado por


  • Monique Sochaczewski

    Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDoc/FGV e autora de Do Rio de Janeiro a Istambul: Contrastes e Conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850-1919).

INSCREVA-SE AQUI