DA FOTOGRAFIA MODERNA À CONTEMPORÂNEA


Mauro Trindade

De 03 a 24 de março - Quintas-feiras - das 20h às 22h - 4 encontros

CONCLUÍDO

Desde que foi inventada, no século XIX, a fotografia provocou uma forte discussão sobre suas potencialidades artísticas. Com o progressivo abandono da concepção de pureza e o rompimento com o passado, a fotografia das últimas décadas retomou práticas pioneiras, como colagens e montagens, reafirmando a “descategorização” e o caráter conceitualista da arte. Esse curso vai abordar as transformações da fotografia moderna e contemporânea a partir de uma interpretação crítica de seus períodos e movimentos na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. Ao longo de quatro aulas, serão revistas as obras de László Moholy-Nagy, El Lissitzky, Florence Henri, Lenora de Barros, Imogen Cunningham, Edward Weston, Ansel Adams, Jeff Wall, Sam Taylor-Wood, Sebastião Salgado, Vik Muniz, Mona Hatoum, Nan Goldin, entre outros.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 03 MAR | A REDESCOBERTA DA AVANT-GARDE EUROPEIA E OS LIMITES DA HISTÓRIA DA ARTE


  • 10 MAR | TÉCNICA E FORMALISMO NA PAISAGEM URBANA E NATURAL DA FOTOGRAFIA AMERICANA


  • 17 MAR | SIMULAÇÃO E DOCUMENTO COMO ESTRATÉGIAS DO CONTEMPORÂNEO


  • 24 MAR | A VIDA SOCIAL DAS IMAGENS ENTRE MEMÓRIA, DESEJO E IDENTIDADE


ministrado por


  • Mauro Trindade

    Jornalista, doutor em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ e professor do Instituto de Artes da Uerj. Foi professor de História da Arte na EBA/UFRJ. Trabalhou como repórter, crítico e editor nos jornais Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil e O Globo, e nas revistas Veja Rio e Bravo!, entre outras publicações. Lecionou nas universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida e na Pós-Graduação em Estéticas do Movimento na Faculdade Angel Vianna.