DE GUTENBERG AO E-BOOK

UMA DISCUSSÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A PRODUÇÃO EDITORIAL


Gustavo Martins De Almeida

27 de abril - Quarta-feira - das 20h às 22h

Créditos: ActuaLitté

Desde que a imprensa de Gutenberg revolucionou a história da cultura ocidental no século XV, com a impressão de pouco mais de cem Bíblias, a maneira como produzimos, reproduzimos e consumimos livros passou por diversas transformações até chegar aos formatos digitais, às obras criadas por meio de redes sociais e aos chamados mash-ups literários.

Como as leis vêm acompanhando tais mudanças? Quais os papéis, os direitos – e também as obrigações – de autores, editores e leitores? Como fica a questão da herança de licença no caso dos livros eletrônicos? Esses e outros assuntos controversos serão examinados nesse encontro, que propõe uma análise da evolução das leis na história da produção editorial.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Gustavo Martins De Almeida

    Advogado formado pela PUC-Rio, com atuação nas áreas de direito das artes, responsabilidade civil e direito do consumidor. Integra a Comissão de Direito Autoral e Entretenimento da OAB-RJ e o Conselho Deliberativo do MAM-RJ. Atua como consultor de entidades artísticas e de editoras. É dirigente da Associação dos Amigos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.