DILEMAS ÉTICOS DA ATUALIDADE: MERCADO, CONSUMO, PRIVACIDADE E EXPRESSÃO


Leandro Chevitarese

De 19 de junho a 10 de julho - Terças-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

O mundo contemporâneo, com transformações aceleradas que afetam da forma como nos relacionamos à maneira como consumimos, nos desafia diariamente com dilemas éticos que, apesar de muitas vezes inéditos, nos remetem a questões filosóficas fundamentais. Nesse curso, abordaremos algumas das indagações com as quais nos confrontamos nas esferas política, econômica, social e existencial, buscando teorias que sirvam de alicerce para uma reflexão mais aprofundada acerca da melhor forma de agir na atualidade.

Valor R$ 480,00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 19 JUN | LIBERDADE DO MERCADO: “TUDO ESTÁ À VENDA?”

    O que pode ser objeto de comercialização em uma sociedade democrática de direito? Quais deveriam ser os limites éticos do mercado? E haveria como determiná-los?


  • 26 JUN | LIBERDADE DO CONSUMIDOR: “PODE-SE CONSUMIR O QUE QUISER?”

    Qual a responsabilidade social daquele que consome? Quais os limites do que se pode consumir diante de previsíveis consequências sociais e ambientais? Haveria limites para a liberdade de consumir?


  • 03 JUL | PRIVACIDADE X SEGURANÇA: “A PRIVACIDADE É INVIOLÁVEL?”

    Até que ponto os clamores por segurança não acabam por violar o direito à privacidade? E até que ponto a privacidade deve ser preservada diante de riscos à segurança social? Como determinar eticamente tal relação?


  • 10 JUL | LIBERDADE DE EXPRESSÃO: “PODE-SE DIZER O QUE QUISER?”

    Quais os limites da liberdade de expressão e da manifestação política em uma sociedade democrática? Quando, e sob que condições, a liberdade se converte em violência? E deveria haver limites para a liberdade de expressão?


ministrado por


  • Leandro Chevitarese

    Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); professor do programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ, na linha de pesquisa Subjetividade, Ética e Política; professor convidado da Especialização em Filosofia Contemporânea da PUC-Rio.