Do barraco ao Barroco: a Orquestra de Cordas da Grota


16 de agosto - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

Nessa aula aberta, o fotógrafo Fernando Braune discorrerá sobre o processo criativo do trabalho que deu origem ao livro Querubins da Grota, em que retrata a Orquestra de Cordas da Grota. O grupo, formado por crianças e jovens da Grota do Surucucu, comunidade carente do município de Niterói (RJ), já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por seu caráter social.

Ao retratar a orquestra, Braune optou por sobrepor imagens coloridas de vitrais de igrejas com retratos em preto e branco de seus participantes – os “querubins” –, ensejando reflexões sobre a questão espacial na fotografia. As imagens passaram ainda por intervenções com lápis pastel seco e carvão e posteriormente foram tratadas em computador.

Em seu relato, o fotógrafo falará sobre como travou contato com o grupo, suas dificuldades iniciais, o planejamento do processo criativo e a forma como o trabalho de campo foi executado para permitir a comunhão com os “querubins da Grota”. Também serão lidos depoimentos de membros da orquestra e haverá uma pequena apresentação de um dueto de cordas da Grota.

As inscrições iniciam-se a uma semana do evento e devem ser feitas pelo telefone (21) 2227-2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por