DO BARRACO AO BARROCO: A ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA


Fernando Braune

16 de agosto - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

Nessa aula aberta, o fotógrafo Fernando Braune discorrerá sobre o processo criativo do trabalho que deu origem ao livro Querubins da Grota, em que retrata a Orquestra de Cordas da Grota. O grupo, formado por crianças e jovens da Grota do Surucucu, comunidade carente do município de Niterói (RJ), já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos por seu caráter social.

Ao retratar a orquestra, Braune optou por sobrepor imagens coloridas de vitrais de igrejas com retratos em preto e branco de seus participantes – os “querubins” –, ensejando reflexões sobre a questão espacial na fotografia. As imagens passaram ainda por intervenções com lápis pastel seco e carvão e posteriormente foram tratadas em computador.

Em seu relato, o fotógrafo falará sobre como travou contato com o grupo, suas dificuldades iniciais, o planejamento do processo criativo e a forma como o trabalho de campo foi executado para permitir a comunhão com os “querubins da Grota”. Também serão lidos depoimentos de membros da orquestra e haverá uma pequena apresentação de um dueto de cordas da Grota.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Fernando Braune

    Artista visual. Formado em Engenharia Química pela UFRJ, participou de vários cursos relacionados à Crítica de Arte, Filosofia da Arte e História da Arte. Seu trabalho já foi exposto em cidades como Londres, Nova York, Florença, Lisboa, Barcelona, Paris, Milão, Nice, Mônaco e Estocolmo. No Brasil, expôs no Centro Cultural da Justiça Federal e no Museu Nacional de Belas Artes, ambos no Rio, e na Galeria de Arte da UFF, entre outros. É autor dos livros O Surrealismo e a estética fotográfica, O cinema e linguagem fotográfica, Temporalis e Querubins da Grota.