DO LIVRO AO FILME: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO LITERÁRIA PARA A TELA GRANDE


Eliane Giardini, Paulo Betti

14 de junho - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

Desde a invenção do cinema, a literatura vem fornecendo um sem-número de histórias para a elaboração de filmes. Mas a transposição das páginas de um livro para os frames da tela grande envolve etapas complexas que muitas vezes permanecem desconhecidas do público, atento em geral apenas ao resultado final. Não é isso, porém, o que ocorrerá com A fera na selva, uma adaptação feita por Eliane Giardini e Paulo Betti a partir de obra homônima do americano Henry James. Quando a produção estrear, ainda este ano, os espectadores já terão tido a oportunidade de ler tanto o livro quanto o roteiro adaptado – ambos disponibilizados na internet pelos próprios atores/diretores.

Em uma noite especial, a CASA DO SABER RIO recebe a dupla para uma conversa sobre o processo de adaptação literária e sobre sua decisão de inovar na relação com o público de cinema.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Eliane Giardini

    Atriz. Estudou na Escola de Teatro da USP. Entre seus principais trabalhos na TV estão as novelas Renascer, O clone, Caminho das Índias e A indomada, além das minisséries Os Maias, Um só coração e A casa das sete mulheres. Mais recentemente protagonizou a novela Eta mundo bom!. No cinema atuou, entre outros filmes, em Chatô, o rei do Brasil e Olga. Ganhou os prêmios de Melhor Atriz da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) por O clone e do Festival de Cinema de Gramado por O amor está no ar.

  • Paulo Betti

    Diretor e ator. Foi um dos fundadores do grupo experimental de teatro Pessoal do Victor. A partir da década de 1990, dedicou-se com maior intensidade à televisão, trabalhando em várias novelas da TV Globo. Atua também no cinema, onde estrelou Jogo duro, Ed Mort, Doida demais e Guerra de Canudos, entre outros filmes.