EDUCAR COM LIMITES


Tania Zagury

De 17 a 31 de julho - Sextas-feiras - das 17h às 19h - 3 encontros

Supernico

Com as mudanças ocorridas nas quatro últimas décadas na relação entre pais e filhos, as crianças do século XXI aprenderam a se relacionar com os pais de forma praticamente isenta de hierarquia, com grande liberdade e, em geral, poucas regras. O diálogo vem sendo o método preferencial para educar, em um enfoque que leva em consideração os desejos das crianças. A quase ausência de limites e a insegurança dos pais, porém, podem transformar o dia a dia em uma luta inesgotável, que deixa a família perplexa e culpada. Por sua vez, crianças e adolescentes vêm se tornando mimados e egocêntricos, enquanto cresce o percentual dos que constituem a geração nem-nem (nem trabalha, nem estuda).

Como conciliar liberdade e limites? Quando dizer sim e quando dizer não? É possível educar e dar limites na adolescência? Como conciliar o uso das novas tecnologias e os estudos? Existem de fato contraindicações ao uso de tablets e demais produtos da tecnologia? Essas e outras questões serão apresentadas e discutidas do ponto de vista educacional, visando a saúde afetiva e social das novas gerações.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 17 JUL | EDUCANDO NA INFÂNCIA
    Características dos pais hoje; origem das características; o problema da culpa e o medo de errar; consequências para a família e a sociedade; limites, por que e para que; como a criança aprende a ser da ética.


  • 24 JUL | LIDANDO COM ADOLESCENTES
    Características da fase; mudanças físicas, intelectuais e sociais; livre arbítrio x responsabilidade; é possível dar limites na adolescência; orientando filhos sobre sexualidade e drogas.


  • 31 JUL | PAIS, FILHOS E AS NOVAS MÍDIAS
    O poder da imagem; mídias e violência; aspectos positivos e negativos do uso; consequências do uso excessivo; novas e antigas mídias: modo de usar.


ministrado por


  • Tania Zagury

    Filósofa, mestre em Educação (UFRJ), professora-Adjunta da UFRJ, Escritora e conferencista em Educação. Autora de 25 livros publicados no Brasil e no exterior, entre os quais Filhos adultos mimados, pais negligenciados; Limites sem trauma, construindo cidadãos e Filhos: manual de instruções.