ELEIÇÕES E INTERNET: O QUE A CAMPANHA DE TRUMP TEM A DIZER SOBRE O BRASIL EM 2018


Arthur Ituassu

27 de outubro - Sexta-feira - das 19h30 às 21h30

A eleição do magnata Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, em 2016, marcou uma inflexão na forma de usar a internet inaugurada por seu antecessor, Barack Obama. Enquanto o democrata ganhou notoriedade por conquistar engajamento inédito na web – levando milhões de eleitores a contribuir financeiramente com sua campanha –, o republicano ficou conhecido pela propagação de notícias falsas, utilização maciça de robôs e abordagem seletiva de eleitores com a ajuda de perfis psicológicos traçados a partir de cliques no Facebook.

Nesse encontro pretende-se debater, no plano da teoria, a relação entre internet e democracia e, mais especificamente, entre internet e campanhas eleitorais, para depois analisar essas duas experiências americanas, ambas com bons resultados nas urnas. Serão abordados ainda dados sobre os pleitos de 2014 e 2016 no Brasil. Ao fim, a intenção é produzir uma reflexão conjunta sobre as expectativas para as eleições brasileiras de 2018.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 110,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Arthur Ituassu

    Professor de Comunicação Política da PUC-Rio, doutor em Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (Comp), pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e membro da World Association for Public Opinion Research (Wapor).

INSCREVA-SE AQUI