EM DEFESA DA COMIDA: UM MANIFESTO

EXIBIÇÃO DO FILME + BATE-PAPO


Bia Rique

09 de junho - Sexta-feira - das 19h30 às 21h30

Atualmente, a dieta ocidental é baseada principalmente em alimentos ultraprocessados colocados à disposição dos consumidores de acordo com as prioridades da agroindústria e da indústria alimentícia. Para o jornalista americano e ativista da alimentação saudável Michael Pollan, não estamos nos alimentando de comida, e sim de “substâncias comestíveis parecidas com comida”. Autor do livro Em defesa da comida: um manifesto, que originou documentário homônimo, ele investiga as possíveis causas desse fenômeno, propõe hábitos simples que facilitem opções mais saudáveis e critica a ciência reducionista predominante nos discursos sobre alimentação e nutrição.

A CASA DO SABER RIO, em parceria com o canal PHILOS TV, realiza a exibição do filme Em defesa da comida: um manifesto (Estados Unidos, 2015), dirigido por Michael Pollan, seguida de bate-papo com a nutricionista Bia Rique.  

Apoio acadêmico
​  

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Bia Rique

    Nutricionista. Mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, especialista em Psicossomática Contemporânea e representante oficial no Brasil da International Affiliate of the Academy of Nutrition and Dietetics (IAAND) – afiliada internacional da Academy of Nutrition and Dietetics (AND). Fundadora e chefe do Serviço de Nutrição na 38ª enfermaria de cirurgia plástica do Professor Ivo Pitanguy na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Autora dos livros Novos conceitos de alimentação saudável e Tabela de equivalências e Comer para Emagrecer – uma filosofia nutricional.