ENTRE TOTENS E TATUAGENS - EXPLORANDO A CULTURA E A HISTÓRIA MAORI


Christine Nicolaides, Karl Johnstone

26 de outubro - Segunda-feira - das 20h às 22h

Scott.Symonds
CONCLUÍDO

Totens que comemoram o passado, tatuagens faciais que refletem posições sociais. O que uma cultura tão distante quanto a Maori tem a nos ensinar? Provenientes da Polinésia e última comunidade a ser influenciada pelos europeus, os Maori correspondem hoje a 15% da população da Nova Zelândia, país considerado o mais socialmente progressista do mundo, com esforços constantes para a integração de seu povo nativo e a valorização de suas tradições.

Por ocasião da exposição Tuku Iho/ Legago Vivo Maori – que chega ao Rio de Janeiro em outubro com uma combinação de peças de arte e apresentações ao vivo de danças, cantos e tatuagens Maori –, seu curador, Karl Johnstone, estará na CASA DO SABER RIO O GLOBO para falar sobre os Maori. Na pauta, assuntos como a imigração e a adaptação da comunidade na Nova Zelândia, o contato com o colonizador e o Cristianismo, a evolução cultural dos Maori e sua prosperidade nos dias atuais, os conflitos na comercialização de seus produtos culturais e o papel das artes. O bate-papo contará com a participação da professora Christine Nicolaides, que esteve recentemente na Nova Zelândia e poderá discorrer sobre o país a partir de um ponto de vista brasileiro.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Christine Nicolaides

    Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Su,l com Doutorado Sanduíche pela Polytechnic Hong Kong University. Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de pesquisa "Estudos sobre Autonomia Sociocultural na Ensinagem de Línguas - EASEL'. Foi Presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Atualmente, exerce as coordenações do Programa Inglês sem Fronteiras e de Infarestrutura Acadêmica (COINFRA) da Faculdade de Letras da UFRJ.

  • Karl Johnstone

    Diretor do Instituto de Artes e Cultura Māori da Nova Zelândia (NZMACI). Especialista em preservação, promoção e perpetuação da cultura Maori. Afiliado às tribos Rongowhakaata, Te Aitanga-a-Mahaki e Ngai Tamanuhiri.