EROS EM PLATÃO: O DESEJO COMO INTERMEDIÁRIO


Marcus Reis Pinheiro

De 11 a 25 de junho - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

O objetivo desse curso é apresentar a teoria sobre Eros (amor erótico) em Platão, debatendo dois de seus diálogos: o Banquete e o Fedro. A partir de uma apresentação geral da filosofia de Platão e também da mitologia grega, procuraremos mostrar que o amor erótico, o Eros, é concebido pelo pensador como uma espécie de meio pelo qual o homem alcança seu destino, isto é, a Beleza, o Bem e a Verdade. Eros é visto como uma loucura divina, um intermediário entre deuses e homens capaz de nos auxiliar a restaurar nossas virtudes.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 330,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 11 JUN | O EROS NA OBRA PLATÔNICA

    Noções gerais da filosofia de Platão e os diálogos principais sobre Eros. Eros na mitologia grega e os mitos expostos por Platão. Apresentação de Eros como um intermediário entre o nosso mundo e o mundo perfeito das formas.


  • 18 JUN | A ESCADA ERÓTICA DO SYMPOSIUM

    O enredo básico do diálogo Banquete e seus discursos principais. A sacerdotisa Diotima e o discurso de Sócrates. Eros como um daimon, isto é, um ser divino intermediário entre os deuses e os homens.


  • 25 JUN | IMAGENS DA PSYCHÉ: A CARRUAGEM COM CAVALOS ALADOS

    Estrutura básica do diálogo Fedro. O discurso principal de Sócrates: Eros como uma das quatro loucuras divinas; o mito da alma como uma carruagem alada; o relacionamento erótico-filosófico; Eros como um motor para se alcançar as virtudes.


ministrado por


  • Marcus Reis Pinheiro

    Mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela UFRJ. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Publicou vários artigos sobre filosofia e mitologia gregas, revisou a tradução da Ilíada, de Homero, e co-organizou o livro Mística e filosofia.

INSCREVA-SE AQUI