ESCOLAS PSICANALÍTICAS: WINNICOTT, REICH E LACAN


André Martins, Marco Antonio Coutinho Jorge, Nicolau José Maluf Jr.

De 03 a 17 de maio - Quintas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Ao criar a teoria psicanalítica, Freud decretou que “o Eu não é senhor em sua própria casa”. Depois de o heliocentrismo de Copérnico tirar o homem do centro do universo e de o evolucionismo de Darwin colocar em xeque a sacralidade de sua origem, a descoberta do inconsciente abriu uma grande ferida na humanidade por questionar a onipotência e a prepotência da racionalidade. A consciência seria, assim, somente a ponta de um iceberg cuja profundidade permaneceria, ainda hoje, desconhecida.

Dando continuidade ao ciclo iniciado no trimestre anterior, reuniremos renomados especialistas para discorrer sobre os aspectos biográficos, o contexto histórico, a produção teórica e as contribuições clínicas de alguns dos principais sucessores de Freud na formulação da teoria psicanalítica Winnicott, Reich e Lacan.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 03 MAI | DONALD WOODS WINNICOTT

    com André Martins


  • 10 MAI | WILHELM REICH

    com Nicolau José Maluf Jr.


  • 17 MAI | JACQUES LACAN

    Marco Antonio Coutinho Jorge


ministrado por


  • André Martins

    Filósofo e psicanalista. Professor associado da UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisas Spinoza e Nietzsche de Estudos de Filosofia da Imanência. Doutor em Filosofia pela Universidade de Nice, com pós-doutorado sênior pela Universidade de Provence. Professor visitante das universidades de Reims e Amiens. Pesquisador visitante da Universidade de Paris I – Sorbonne. Editor da Revista Trágica: Estudos de Filosofias da Imanência. Autor do livro Pulsão de morte?: por uma clínica psicanalítica da potência e de artigos e capítulos de livro publicados no Brasil, França, Alemanha, Portugal, Bélgica, Hungria e Estados Unidos. Organizador dos livros Spinoza et la psychanalyse, As ilusões do eu: Spinoza e Nietzsche e O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche.

  • Marco Antonio Coutinho Jorge

    Professor do Instituto de Psicologia da Uerj, diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise, correspondente da Association Insistance (Paris/Bruxelas), além de diretor da coleção Transmissão da Psicanálise que, em 2017, completa 30 anos na editora Zahar.

  • Nicolau José Maluf Jr.

    Psicólogo, analista reichiano, pioneiro no estabelecimento do pensamento reichiano no Brasil. Mestre e doutor em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia pelo HCTE/ UFRJ. Um dos fundadores e coordenadores do IFP- REICH (Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich). Autor dos livros O corpo e a clínica; Reich contemporâneo, perspectivas clínicas e sociais; Síndrome do pânico: sistêmica organísmica versus isomorfismo mente-cérebro Física e subjetividade: a orgonomia de W.Reich e a fusão com o objeto na complementação da objetividade científica.