Ética: um percurso histórico


LEANDRO CHEVITARESE, PATRÍCIA LINS E SILVA, RENATO NOGUERA

De 13 a 20 de junho - Terças-feiras - das 19h30 às 21h30 - 2 encontros

Assunto cada vez mais urgente numa sociedade em crise, a ética é tema desse encontro que a CASA DO SABER RIO promove em parceria com a Escola Parque. Guiados pelos professores de Filosofia Leandro Chevitarese e Renato Noguera, os participantes revisitarão momentos importantes da história para entender como o conceito se desenvolveu em diferentes épocas e civilizações.

A trajetória começará na Grécia Antiga, berço da ética clássica, com uma breve introdução à sua definição tradicional a partir de Sócrates. Depois serão discutidos os fundamentos da ética na Modernidade, evidenciando-se o contraste entre a deontologia de Kant e o utilitarismo de Bentham.

Será apresentada ainda a ética concebida pelo pensamento oriental, ilustrada pela formulação budista de Karuna (compaixão). Por fim, serão abordadas a ética Ubuntu, de origem africana, baseada no princípio de que “uma pessoa é uma pessoa através de outra pessoa”; e a ética Yanomami, sistematizada pelo filósofo Davi Kopenawa, através da ideia de que todos os seres vivos possuem a mesma cultura.

O encontro será mediado pela fundadora e diretora da Escola Parque, Patrícia Lins e Silva, que permeará as discussões com reflexões sobre o papel das instituições na formação ética dos indivíduos.  

13 DE JUNHO >TERÇA, ÀS 19H30, NA CASA DO SABER RIO
20 DE JUNHO > TERÇA, ÀS 19H30, NO AUDITÓRIO DA LIVRARIA DA TRAVESSA DO BARRASHOPPING

Apoio
​  

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 13 JUN | 1. ÉTICA: UM PERCURSO HISTÓRICO
    NA CASA DO SABER RIO


  • 20 JUN | 2. ÉTICA: UM PERCURSO HISTÓRICO
    NO AUDITÓRIO DA LIVRARIA DA TRAVESSA DO BARRASHOPPING


ministrado por


  • LEANDRO CHEVITARESE

    Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor adjunto de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); professor do programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ, na linha de pesquisa Subjetividade, Ética e Política; professor convidado da Especialização em Filosofia Contemporânea da PUC-Rio.

  • PATRÍCIA LINS E SILVA

    Pedagoga, com passagem pelas faculdades de Ciências Sociais, Biologia, Letras e Filosofia. Cursou mestrado na FGV. Especializou-se em Epistemologia Genética e Alfabetização e acredita que o maior divertimento é o conhecimento. Autora do livro Inteligência se aprende, trabalha há mais de 30 anos na Escola Parque, da qual é sócia e diretora pedagógica.

  • RENATO NOGUERA

    Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor adjunto do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ. Coordena o projeto de pesquisa e extensão para melhoria das escolas públicas Filosofando com Sotaques Africanos e Indígenas, com apoio da Faperj. Autor de Ensino de filosofia e a Lei 10.639 e um dos organizadores do livro O samba e a filosofia.