FINITUDE, ENTRE A PERDA E O DESEJO


Sandra Niskier Flanzer

De 10 a 24 de outubro - Segundas-feiras - das 20h às 22h - 3 encontros

Em um belo dia de verão, Freud conversava com um poeta entristecido que justificava sua dor pela constatação de que a vida é fugaz, fadada ao término. Frente à finitude – alegava ele –, a beleza do que é vivo diminui e a vida perde o sentido, já que toda criação caminha para a extinção.

Freud respondeu ao poeta afirmando justamente o contrário, que era a própria transitoriedade que emprestava à vida seu renovado encanto. O modo como a usufruímos e dela obtemos algum prazer provém do fato de que os objetos – e a própria vida – são passageiros.

Somos personagens de uma série cujo final já conhecemos. Mas, se por um lado sabemos que vamos morrer, por outro negamos tal fato com veemência. Por quê? E como isso se dá?

Esse curso propõe um passeio por esse jardim fecundo de onde Freud e Lacan extraíram a essência de suas teorias sobre o sujeito. Trata-se de um percurso finito, mas suficiente para iluminar algumas das mais importantes noções da psicanálise: a perda e o desejo. Um trajeto imprescindível para quem se anima a entrar em contato com o que há de mais decisivo no confronto com a arbitrariedade da perda. Fragmentos literários da obra de Clarice Lispector nos ajudarão a regar algumas dessas flores.

*Este curso será realizado na sala de conferências do Marina All Suites Hotel.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 10 OUT | LUTO OU MELANCOLIA?
    O que entendemos como fim? As distintas respostas do sujeito diante da finitude e da perda a partir de textos freudianos e lacanianos.


  • 17 OUT | SOBRE A TRANSITORIEDADE
    Uma lição sobre a noção de “tempo” em psicanálise.


  • 24 OUT | DIFERENÇAS ENTRE FINITUDE E FINALIDADE
    O mal-estar na cultura e o futuro de uma ilusão: duas formas de se abordar a perda engendrada na cultura. A finitude convoca um desejo para além da demanda?


ministrado por


  • Sandra Niskier Flanzer

    Psicanalista. Pós-doutoranda do Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ e mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Autora dos livros a pa-lavra; Por um, segundo; Re/talhos; e do quarto.