FOUCAULT X FOUCAULT

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO + BATE-PAPO


Auterives Maciel Jr

27 de junho - Segunda-feira - das 17h às 19h

Morto há mais de 30 anos, Michel Foucault deixou uma obra vasta que ainda hoje serve de inspiração para pensadores do mundo todo. Homem complexo e de atitudes contrastantes, foi ao mesmo tempo um militante político radical e professor em uma das mais tradicionais instituições da França, o Collège de France. Estudioso de filosofia, era um intelectual em crise com seu tempo que extraiu da experiência pessoal a matéria-prima para suas reflexões e seus livros. A vivência num hospital psiquiátrico serviu de base para o livro A história da loucura, enquanto a situação dos presídios franceses o ajudaram a pensar questões que mais tarde resultariam no livro Vigiar e punir.

A vida e a influência desse brilhante filósofo é tema do filme Foucault x Foucault (Foucault contre lui-même), dirigido por François Caillat. A CASA DO SABER RIO O GLOBO, em parceria com o CANAL PHILOS, realiza a exibição desse filme seguida de um bate-papo com Auterives Maciel Junior.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Auterives Maciel Jr

    Professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio e do programa interdisciplinar Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Filosofia pela Uerj e doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É autor dos livros Os pré-socráticos: a invenção da razãoPolifonias: clínica, política e criação e O Todo-Aberto: duração e subjetividade em Henri Bergson.