GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA


Alexandre Costa, Lair Amaro, Muna Omran

De 16 a 30 de julho - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo. Diversos livros foram escritos e ressignificados ao longo do tempo na tentativa de dar conta dos temas relacionadas às diferentes divindades.

Essas escrituras sagradas vêm pautando regras e códigos de conduta e comportamento ao longo dos séculos em diferentes sociedades, fortalecendo ideais, normas éticas e morais, além de dar respaldo a ações em nome de um ser superior, como guerras religiosas e processos de paz.

Nessa primeira edição do ciclo Grandes Livros Sagrados, dedicado à Torá, à Bíblia e ao Alcorão, serão abordados o contexto em que esses textos foram produzidos e sua contribuição para a história da humanidade. Eles revelam questões fundantes da psique humana que impactam na cultura, na sociaedade, na criação literária e na memória coletiva.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 16 JUL | A TORÁ

    COM ALEXANDRE COSTA

    Chamada pela tradição cristã de Antigo Testamento, a Torá judaica será analisada a partir de um olhar histórico e reflexivo sobre os seguintes tópicos: o texto bíblico e suas traduções; a fé e a teologia; a composição dos livros; a figura de Moisés e o Patriarcado; a heterogeneidade do texto e a pluralidade de narrativas e redações; o politeísmo e o monoteísmo na tradição hebraica.

     


  • 23 JUL | O ALCORÃO

    COM MUNA OMRAN

    O Alcorão sagrado é a principal fonte de referência para os muçulmanos. Por conta dos inúmeros atentados que lhe são atribuídos e que são justificados nas palavras do Alcorão, os não muçulmanos são atraídos a lê-lo para entender seu conteúdo. Para melhor compreender seus conceitos, vários métodos interpretativos têm sido propostos. Nossa abordagem partirá do contexto social e histórico em que o Alcorão foi revelado ao profeta Muhammad (Maomé) tendo em vista uma discussão rica e esclarecedora acerca desse livro tão caro aos muçulmanos.

     


  • 30 JUL | A BÍBLIA

    COM LAIR AMARO

    Rebatizada de Novo Testamento tomando a Torá como base, a Bíblia sagrada será analisada a partir de uma remontagem das crenças cristãs primitivas e do curso que o Cristianismo tomou no mundo até os dias de hoje, em que há diversos cristianismos. Uma literatura canonizada e composta de inclusões, exclusões e alterações de textos em suas mais de 5 mil cópias manuscritas.

     


ministrado por


  • Alexandre Costa

    Doutor em Filosofia pela Universität Osnabrück (Alemanha) e pela UFRJ. Pós-doutor em Teoria da Música na Antiguidade pela USP e em Filologia Clássica pela USP/Humboldt-Universität zu Berlin. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Autor de Heráclito: fragmentos contextualizados e A história da filosofia em 40 filmes (coautoria com Patrick Pessoa), entre outros livros.

  • Lair Amaro

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Graduado (bacharelado e licenciatura) em História pela mesma instituição e integrante do Laboratório de História das Experiências Religiosas. Foi indicado ao Prêmio Capes de Tese em 2017 e desenvolve no Ensino de História atividades que envolvem criação de jogos, produção de filmes e animações, elaboração de histórias em quadrinhos e outros materiais didáticos.

  • Muna Omran

    Professora de Literatura no CAp/PUC – Colégio Teresiano e professora colaboradora da Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na UFF. Pós-doutora em Estudos Literários na mesma universidade e doutora em Literatura Comparada pela Unicamp. É líder do Núcleo de Pesquisa de História Contemporânea da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Editora da Revista Eletrônica Litteris e Ipsis Libanis e vice-presidente do Instituto de Cultura Brasil-Líbano (ICBL).