GRANDES MESTRES DA MÚSICA CLÁSSICA FRANCESA: FAURÉ, DEBUSSY E RAVEL


Arthur Dapieve

De 20 de julho a 03 de agosto - Sextas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Desde a Idade Média, os compositores nascidos na França enriquecem a história da música clássica. Foi entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, porém, que o país testemunhou a explosão de talentos que lhe asseguraria posição de destaque na área. Pois nesse período – em larga medida como reação à preponderância da música criada na Alemanha, tida como pesada – floresceu uma escola que ainda hoje enche as salas de concerto. Nesse curso, os três maiores compositores franceses da época – Fauré, Debussy e Ravel – terão suas principais obras comentadas, bem como suas trajetórias pessoais. No conjunto, sua produção forma um monumento paradoxalmente leve, elegante, delicado, espécie de primo sonoro dos pintores impressionistas.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 330,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 20 JUL | GABRIEL FAURÉ (1845-1924)

    O aluno aplicado de Saint-Saëns. Os noturnos para piano, o quarteto de cordas, a peça Pelléas et Mélisande, o Réquiem.


  • 27 JUL | ACHILLE-CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)

    O revolucionário suave. O piano diáfano, o quarteto, o Prélude à l’après-midi d’un faune, a ópera Pelléas et Mélisande.


  • 03 AGO | MAURICE RAVEL (1875-1937)

    O mestre orquestrador. A Pavane pour une infante défunte, o quarteto, a música para o balé Daphnis et Chloé e, claro, o Bolero.


ministrado por


  • Arthur Dapieve

    Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Colunista do jornal O Globo desde 1993. Autor de 12 livros, entre ficção e não ficção, como a coletânea de contos Maracanazo e outras histórias e o perfil Renato Russo: o Trovador Solitário. Apresenta um programa de música clássica na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. 

INSCREVA-SE AQUI