GUERRA E PAZ NA ÁSIA DO SÉCULO XXI: UM NOVO CENÁRIO GEOPOLÍTICO?


Maurício Santoro, Thiago Mattos Moreira

De 09 a 23 de janeiro - Terças-feiras - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

Os Estados Unidos e a Coreia do Norte se enfrentarão em uma guerra nuclear? Uma China fortalecida irá recuperar Taiwan? Qual o papel do Japão e da Rússia nesse contexto?

Os rumos do mundo no século XXI estão sendo cada vez mais definidos pelas relações entre China e Estados Unidos, com os chineses desfrutando anos de crescimento econômico acelerado e as potências ocidentais entrando em crise. Ao longo desta década, a diplomacia chinesa se tornou mais assertiva, desafiando o Ocidente em questões como a disputa de limites no Mar do Sul da China e lançando o ambicioso programa de infraestrutura da Nova Rota da Seda, que pode mudar o equilíbrio de poder na Ásia Central e no Sudeste Asiático.

Este curso discute o novo cenário geopolítico asiático neste início de século a partir dos conflitos crescentes envolvendo uma China em ascensão, seus vizinhos e os Estados Unidos, que se defrontam com crise política e instabilidade.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 300,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 09 JAN | CHINA E ESTADOS UNIDOS: COOPERAÇÃO OU CONFLITO?


  • 16 JAN | AS TENSÕES NA PENÍNSULA DA COREIA


  • 23 JAN | AS DISPUTAS NO MAR DO SUL DA CHINA


ministrado por


  • Maurício Santoro

    Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ e professor de relações internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi assessor de direitos humanos da Anistia Internacional, em projetos que o levaram ao Reino Unido, à Turquia e à antiga Iugoslávia, e estudou na Alemanha e na Itália como bolsista da Fundação Robert Bosch e da União Latina. É autor do livro Ditaduras Contemporâneas (Editora da FGV, 2013) e de cerca de 30 artigos publicados em revistas e coletâneas acadêmicas.

  • Thiago Mattos Moreira

    Mestrando em Relações Internacionais na Uerj, possui graduação na mesma área pela PUC-Rio, além de ter feito intercâmbio de pesquisa na Hanyang University, em Seul (Coreia do Sul). Já contribuiu para diversos Think Tanks, como o BRICS Policy Center, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e o Centro Latino-Americano de Políticas Públicas (CLPP) da FGV. Atualmente foca seus estudos em memória, migração e segurança no Leste Asiático.

INSCREVA-SE AQUI