HELENA DE TROIA – HISTÓRIA, MITOLOGIA E POLÍTICA


Julia Myara

De 17 de janeiro a 07 de fevereiro - Quintas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Helena de Troia é conhecida desde a antiguidade por ser a mulher mais bela do mundo. Mas será que foi só isso? Essa mulher, personagem da mitologia ou não, e que mobilizou uma guerra de proporções tão gigantescas que unificou a Grécia sob o comando de um único rei será a porta de entrada para as nossas discussões sobre matriarcado, feminismo, história, mitologia, arquétipos e política.
 

Parte dessa história foi calada, e o objetivo desse curso é resgatar as narrativas sobre figuras femininas clássicas, sobretudo recuperando a sua importância na mitologia, personificadas na imagem de Helena, refletindo, assim, como a fama de Helena, através dos tempos, foi um espelho, uma representação de como a sociedade naquele tempo compreendia as mulheres.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 440,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 17 JAN | A ÁRVORE GENEALÓGICA DE HELENA


  • 24 JAN | UMA ANÁLISE SIMBÓLICA ENQUANTO RAINHA DE ESPARTA

    Casamento, prole, sacerdócio e política; o amor de Helena e Páris; o rapto criminoso ou a fuga voluntaria?


  • 31 JAN | O TRAJETO ATÉ TROIA E A CHEGADA À BELA CIDADE DOURADA

    O juramento solene dos gregos; a unificação da Grécia e o resgate de Helena; análise simbólica enquanto princesa de Troia antes da queda; cerco e queda de Troia; Helena maligna e aniquiladora de cidades?


  • 07 FEV | AS BELAS E TERRÍVEIS MORTES

    A fúria de Menelau e o destino da beldade; análise simbólica durante a queda. princesa e rainha: ambas e nenhuma ao mesmo tempo. Helena desterritorializada; o retorno para Esparta, a vida pós-Troia e a morte de Helena; Helena divindade e o culto à Helena; análise simbólica da morte da mulher e o nascimento da deusa.


ministrado por


  • Julia Myara

    Doutoranda em História da Filosofia Antiga na PUC-Rio. É mestra em Filosofia Antiga pela mesma instituição e graduada em Filosofia pela Unirio. Integrante e co-fundadora do IPIA Comunidade de Pensamento. Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas, tais como Helena, Medeia e Antígona.

INSCREVA-SE AQUI