HISTÓRIA DA ARTE: PINTURA NO SÉCULO XIX

DE TURNER AOS IMPRESSIONISTAS


Hélio Márcio Dias Ferreira

De 27 de novembro a 18 de dezembro - Segundas-feiras - das 19h30 às 21h30 - 4 encontros

Pierre-Auguste Renoir - Luncheon of the Boating Party

Esse curso pretende oferecer um panorama das mudanças no campo da pintura a partir das corajosas pinceladas do britânico William Turner no início do século XIX, bem como o definitivo rompimento com as tradições pictóricas a partir do movimento que ficou conhecido como Impressionismo, um caminho sem volta para a modernidade. Muito poderá ser discutido e apresentado em aulas fartamente ilustradas por imagens.

-> Dado o extenso programa do curso, o professor se reserva o direito de fazer pequenas alterações no andamento das aulas, de acordo com as necessidades do próprio curso e com a aquiescência dos alunos.  

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 520,00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 27 NOV | TURNER E A PINTURA DA NATUREZA

    William Turner, um dos maiores pintores da Inglaterra, e a importância da pintura de paisagens no século XIX. O retorno à natureza com Rousseau e as repercussões no campo da arte.


  • 04 DEZ | MANET E O IMPRESSIONISMO

    Édouard Manet, o “inventor” do moderno, sua obra singular e o Salão dos Recusados. O movimento do Impressionismo e a revolução no campo da pintura. O novo grupo de pintores e suas exposições: Pissarro, Monet, Renoir, Degas, entre outros.


  • 11 DEZ | AUGUSTE RENOIR

    Um dos pintores mais importantes da história da arte e seu universo pictórico. A origem humilde em Limoges, sua chegada a Paris e os primeiros passos no Impressionismo. Um universo rico de paisagens, mas sobretudo de retratos do joie de vivre da França de sua época.


  • 18 DEZ | CLAUDE MONET, O “POETA DA ÁGUA”

    A contribuição singular do artista francês e sua trajetória, entre Honfleur, Paris e Giverny. A vida particular e as pinturas, antes, durante e depois do Impressionismo. As famosas séries e o mundo pictórico do universo das ninfeias.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Uni-Rio, mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne, França. É autor de livros de arte como Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto.

INSCREVA-SE AQUI