Jerusalém: uma cidade dividida ou indivisível?


DANIELA KRESCH

26 de julho - Quarta-feira - das 19h30 às 21h30

Neste encontro, a jornalista Daniela Kresch faz um giro de 360º por Jerusalém, a cidade mais comentada e disputada do planeta. Nela está localizado o ponto focal do atual conflito entre israelenses e palestinos: o Monte do Templo (ou Esplanada das Mesquistas). Terra de paradoxos, é palco de guerras, intifadas, conflitos e, ao mesmo tempo, a cidade mais sagrada para as três religiões monoteístas.

Há 50 anos, depois da vitória na Guerra dos Seis Dias, Israel unificou Jerusalém ao anexar as partes ocidental e oriental da cidade. Mas, apesar de Israel considerá-la “indivisível”, a cidade está hoje, mais do que nunca, visivelmente segmentada entre as populações árabes e judaicas, que coexistem no dia a dia, mas passam por momentos de tensão. Com um olhar jornalístico, Daniela faz um relato de quem vive a cidade no seu cotidiano e busca, através de fatos e dados, desnudar os vários véus que cobrem Jerusalém.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • DANIELA KRESCH

    Correspondente internacional no Oriente Médio desde 2003. Baseada em Israel, realiza atualmente coberturas jornalísticas para a GloboNews, o jornal Folha de S.Paulo e a Radio France Internationale (RFI). Em Israel, trabalhou como correspondente para Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo, além de fazer comentários radiofônicos para a rádio da ONU em português e para a TSF (a maior rádio de Portugal). Desde 2007, Daniela assina coluna semanal na newsletter Notícias da Rua Judaica. Graduada em jornalismo pela PUC-RJ, é mestra em Relações Internacionais pela George Washington University (EUA).